16 NOV 2023
NOVEMBRO AZUL: SAÚDE PROMOVERÁ AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM
Visando levar mais informações sobre a saúde do homem e a importância da detecção precoce de doenças, a Secretaria de Saúde e Higiene Pública realizará, no próximo dia 23, um dia especial em todas as unidades de saúde no município. A ação acontecerá a partir das 9h de forma simultânea em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Durante o dia, serão realizadas palestras orientativas pelos próprios profissionais de saúde de cada unidade, com o objetivo de orientar sobre a realização do exame PSA, que é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente, utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte por câncer nos homens.
É importante ressaltar que hoje o Ministério da Saúde orienta que o exame PSA deve ser feito apenas em pacientes que apresentem algum sintoma do câncer de próstata, com histórico na família ou com elevado risco de neoplasia significativa.
Portanto, aqueles com dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, deve-se iniciar a investigação diagnóstica para que o tratamento adequado possa ser estabelecido o quanto antes. O exame é realizado de forma gratuita em todas as unidades de saúde municipal.

NOVEMBRO AZUL

No mês de novembro, a Saúde realiza a campanha Novembro Azul, com o objetivo de divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, em especial o câncer de próstata, que é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todas as regiões do país.
Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde e Higiene Pública do município intensifica as ações de conscientização da população masculina para a realização de consultas e exames de rotinas, importantes para a prevenção e detecção precoce de sinais de doenças. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
É importante ressaltar que os homens que tiver algum dos sintomas, mesmo que, embora o câncer de próstata não apresente sintomas em fases iniciais, pacientes com elevado risco de neoplasia significativa e aqueles com dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, deve-se iniciar a investigação diagnóstica para que o tratamento adequado possa ser estabelecido o quanto antes.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024