Com pautas envolvendo educação, meio ambiente, cultura e eventos, o encontro reafirmou o papel do COMTUR na construção de políticas públicas para o desenvolvimento turístico do município.
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou, nesta quarta-feira (20), no Centro Cultural Luiz Carlos Zaniboni, sua reunião mensal para apresentar pautas e discutir assuntos relevantes para o setor.
Antes do início das deliberações, os conselheiros participaram de um tour educativo pelo espaço, visitando a Sala de Conscientização do Turismo, a Biblioteca Municipal e o Acervo Histórico.
Durante a reunião, foram tratados diversos temas, entre eles:
• Aprovação da ata de julho;
• Apresentações dos conselheiros Jairo Augusto da Silva, engenheiro agrônomo e especialista ambiental da Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente, e Eli Camargo, coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação.
Ambos destacaram o programa de educação ambiental voltado às bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe, ressaltando a importância das ações e os esforços para a conquista do Selo Azul e Verde.
Também foram apresentados os avanços na produção do mapa e dos panfletos turísticos, que integrarão as comemorações dos 80 anos de Dracena.
Outro destaque da pauta foi o planejamento dos próximos eventos, como:
• Rota do Cicloturismo – 21/09
• Imin Fest – 12 e 13/09
• Caminhada Rural – data a confirmar
Além disso, outro tema relevante foi a atualização sobre o processo de reconhecimento de Dracena como Município de Interesse Turístico (MIT).
A secretária de Cultura e Turismo, Ana Lúcia Mioto, esclareceu que os 70 projetos de outros municípios em análise atualmente correspondem a protocolos apresentados entre os anos de 2019 e 2024. O pedido de Dracena foi realizado em fevereiro de 2025 e foi encaminhada toda a documentação para os trâmites do pleito de mit.
A secretária buscou informações, com a assessoria do deputado estadual Mauro Bragato que nesta etapa passou a ser o relator na tramitação; foi informada que a documentação providenciada pelo município de Dracena que já estava em tramitação não foi encaminhada ao deputado.
Desta forma, o município de Dracena providenciou o envio da documentação, direto ao relator Mauro Bragato, garantindo assim a continuidade regular do processo de tramitação.
A reunião também contou com a presença do vereador Hamilton Alencar, que apresentou propostas para o fortalecimento do turismo e reafirmou seu apoio às iniciativas do conselho.
Com pautas que integraram educação, meio ambiente, cultura e eventos, o encontro reafirmou o papel estratégico do COMTUR na formulação de políticas públicas que consolidem o turismo como um dos pilares do desenvolvimento de Dracena.
Autor: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO