O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Dracena, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará, nesta sexta-feira (23), das 13h às 17h, na Câmara Municipal, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento tem como objetivo principal promover a escuta da população, discutir os desafios do envelhecimento na atualidade e construir de forma participativa, as propostas que garantam mais direitos, dignidade, respeito e qualidade de vida para as pessoas idosas de Dracena.
A conferência é uma oportunidade para que os idosos, suas famílias, trabalhadores da rede de atendimento, entidades, autoridades e toda a sociedade possam debater ações e políticas públicas, além de fortalecer a atuação do conselho municipal e contribuir com sugestões para transformar em políticas locais, estaduais e nacionais.
Durante a conferência, os participantes irão refletir sobre cinco eixos temáticos que abordam desde o financiamento das políticas públicas, proteção contra violência, acesso à saúde e a valorização do protagonismo das pessoas idosas e do fortalecimento dos conselhos.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Érica Tolentino Becegatto, reforça que a participação da população é fundamental. “Esta conferência não é só dos idosos, ela é de toda a sociedade. Precisamos discutir juntos os caminhos para que Dracena seja cada vez mais uma cidade que acolhe, cuida e respeita as pessoas idosas”, destacou.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também ressalta que este é um momento de construção coletiva, onde cada voz importa e contribui para o fortalecimento das políticas públicas.
A conferência contará com a participação do palestrante e gestor público, Fernando Magno, especialista em metodologias participativas e em desenvolvimento local, reconhecido nacionalmente por atuar na condução de processos de planejamento, conferências e participação social.
Ele será responsável por conduzir a palestra magna e dialogar com os participantes sobre os desafios e as perspectivas das políticas públicas para as pessoas idosas.