Ação conjunta orienta comerciantes, apreende materiais suspeitos e cumpre mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas.
Na tarde desta quarta-feira (10), uma força-tarefa composta pela Prefeitura de Dracena, por meio dos setores de Fiscalização Tributária e Vigilância Sanitária, e pelas Polícias Militar e Civil realizou a fiscalização de estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis e sucatas na cidade.
O objetivo principal da ação foi orientar e conscientizar os comerciantes sobre os riscos de adquirir materiais de procedência ilícita, especialmente fios de cobre, que são frequentemente alvo de furtos devido ao seu alto valor de revenda.
Durante a operação, cinco estabelecimentos localizados nos bairros Jardim do Éden e Jardim Brasilândia foram vistoriados. As equipes dos setores de Fiscalização Tributária e Vigilância Sanitária emitiram oito notificações relacionadas à regularização das empresas e à limpeza dos locais onde os materiais são armazenados.
Além disso, os proprietários foram orientados sobre os riscos e consequências da receptação de materiais furtados de espaços públicos e privados, como cabos de energia elétrica, grades, tampas de ferro, portões, lixeiras e ornamentos metálicos.
Nas proximidades de um dos pontos fiscalizados, a equipe apreendeu diversos objetos suspeitos que estavam em posse de um casal — um homem de 30 anos e uma mulher de 33 — com fortes indícios de se tratar de produtos furtados.
Ainda no decorrer dos trabalhos, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 49 anos, investigado por tráfico de drogas. O detido foi conduzido à unidade policial e permanecerá à disposição da Justiça após a audiência de custódia.
A Polícia Civil reforça que a receptação contribui para o aumento dos furtos e causa prejuízos à coletividade. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas por meio dos telefones 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena