Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou um trabalho de abordagem e auxílio às pessoas em situação de rua no município. A ação tem como objetivo identificar as melhores formas de apoio e direcioná-las a locais de abrigo ou, se possível, reuni-las com suas famílias.
A ação foi realizada junto à equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente, Conselho Tutelar e com apoio da Polícia Miliar.
Durante as abordagens, foi possível identificar e direcionar 13 pessoas que demonstraram interesse em retornar às suas cidades de origem, junto às suas famílias. Além disso, cinco pessoas foram encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para tratamento, e duas pessoas necessitavam de abrigo e foram direcionadas à Casa de Passagem.
As abordagens ocorreram na Praça da Matriz, Praça Arthur Pagnozzi, Linha Férrea, em frente à Santa Casa e em outros pontos onde essas pessoas costumam se encontrar. Os locais também passaram por organização e limpeza, com retirada de colchões e demais materiais.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Iraci Parizotto, a ação tem trazido resultados positivos e continuará sendo realizada de forma contínua, envolvendo outros órgãos. “É necessário conscientização e compreensão por parte da sociedade de forma geral. É um trabalho difícil, que exige respeito e humanização,” concluiu Iraci.