A Secretaria Estadual de Saúde informa que o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) entrará em contato por telefone com moradores para a atualização cadastral visando a regulação ambulatorial da qualificação das filas de espera inseridas no Cadastro de Demanda por Recursos (CRD). Essa atualização tem o objetivo de tornar a fila de espera qualificada, possibilitando um planejamento mais eficiente das necessidades em cada região de saúde.
Na primeira fase, entrarão em contato com pacientes inseridos no CDR no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2020, que estavam cadastrados há dois anos (24 meses) sem obtenção do recurso solicitado ou sem registro de movimentação. A atualização possibilitará o retorno desses pacientes ao status adequado às suas necessidades para o mesmo recurso, mantendo a posição e a data inicial de inserção na fila de espera.
Na segunda fase, os pacientes inseridos no CDR do SIRESP no período de 01/01/2021 a 31/12/2023 terão sua qualificação realizada inicialmente pela CROSS por meio do serviço de Teleatendimento. Esse processo ocorrerá durante o período compreendido entre os meses de abril a julho de 2024.
Os pacientes para os quais não for possível realizar contato através do teleatendimento serão encaminhados em uma segunda remessa aos municípios ou serviços solicitantes com o status de qualificação pendente. Isso significa que não serão retirados do CDR, permanecendo na fila de espera.