14 MAR 2024
SAÚDE
SERVIÇOS GRATUITOS: CCZ SEGUE COM CASTRAÇÃO PARA ANIMAIS, VACINA ANTIRRÁBICA E EXAMES DE LEISHMANIOSE
O município de Dracena, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com o trabalho de castração de cadelas e gatas. O serviço é oferecido gratuitamente para a população, custeado pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da castração é muito importante, porque quando o tutor castra o seu animal ele previne doenças, aumenta o tempo de vida, sem contar a diminuição do número de animais abandonados.
A chefe do CCZ, Luciana dos Santos explica que os interessados pelo serviço da castração devem fazer o cadastro pelo site da Prefeitura www.dracena.sp.gov.br - via 1 Doc. Na capa do site acesse a aba 'Serviços para o Cidadão' e clique no botão 'Dracena Sem Papel - central de atendimento'. Após clique em 'Protocolos'. Lembramos que a castração é somente para as fêmeas.
O interessado deve ter um e-mail para que seja preenchido o cadastro e assim dar sequência ao pedido, precisará anexar documento de comprovante de residência. Após, o processo será direcionado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para dar prosseguimento ao serviço. Os munícipes devem informar o telefone para que o médico veterinário possa entrar em contato.
Do ano de 2021 até fevereiro de 2024 foram cadastros no município 2.469 animais, entre gatas e cadelas.
Luciana informa que todos os animais que passam pela castração obrigatoriamente recebem a ‘chipagem’. É um dispositivo implantado sob a pele do animal (cão e gato), sendo possível fazer a leitura do número registrado desse animal, contendo seus dados e do tutor. O microchip serve como uma identificação universal (RG). Aplica-se uma única vez e não requer qualquer tipo de manutenção. Em caso de animais perdidos é possível emitir alerta pelo aplicativo, em que o animal foi cadastrado.
O CCZ também oferece a vacina antirrábica para cães e gatos, de segunda a quarta-feira, das 7h às 16h, e teste de leishmaniose.

SERVIÇO:
O munícipe que tiver dúvida em fazer o cadastro no site pode ir ao CCZ que a equipe auxiliará como fazer. O CCZ fica localizado na Rua Spinardi, 3, Jardim Vera Cruz. O telefone é 3822-7570.