15 AGO 2023
AGENDA CULTURAL
FEIRA DO ARTESANATO PASSA A OCORRER TODO SÁBADO NA PRAÇA ARTHUR PAGNOZZI

Dracena passa a contar com a Feira do Artesanato todos os sábados, das 8h às 12h, na Praça Arthur Pagnozzi. É uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da diretoria de Turismo e do Cantinho do Artesanato de Dracena.
A coordenadora de Turismo Lucinéia Figueiredo informa que os artesãos desenvolvem trabalhos como pintura em pano de prato, tapetes, enfeites e decoração com tecido, pedras e materiais recicláveis. Também passarão a produzir artesanatos com os novos símbolos de Dracena, Arthuzinho e Arará Canindé.
As responsáveis pelo Cantinho do Artesanato, Vera Carvalho e Sueli Soares ressaltam que o artesanato é uma importante manifestação da cultura. Transforma os valores e a identidade da nossa cidade em objetos e lembranças. Muitas vezes, essas lembranças têm um valor inestimável, porque o artesão coloca nele todo o seu conhecimento, técnica e, além de tudo, o amor pela sua cultura.
O artesanato é capaz de indicar as particularidades, as regionalidades e os marcos socioculturais que cada cultura possui, realiza a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em nível nacional.
É fonte de renda de milhões de pessoas, que compreendem a relevância sociocultural, desde artesãos e artesãs até os consumidores dos produtos, ativam e impulsionam o setor econômico, inclusive de outros setores, como o turismo.
Lucinéia comenta que: “Tendo em vista toda a estruturação que está sendo realizada para o setor do turismo, podemos ressaltar que os turistas sempre querem levar para casa, para seus familiares e amigos uma lembrança, através de uma peça que carregue consigo a identidade cultural do local visitado, assim a Feira de Artesanato está sendo uma importante ferramenta para valorização de nossa cultura”.

A coordenadora de Turismo visitou a Feira no sábado que passou, conversou com Sueli e Vera, para realizarem divulgações para que a comunidade saiba das exposições, assim também o Departamento de Turismo estará a disposição para trabalhar junto fomentando o turismo no município.