05 OUT 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ORGANIZA DETALHES PARA ATIVAR DEFESA CIVIL DE DRACENA
Diretor de Manutenção e Controle de Frotas Augusto Sitta (bombeiro da reserva) e coordenador do Conselho Municipal da Defesa Civil durante a reunião de ontem
A administração municipal de Dracena está em busca de se organizar para que a cidade tenha uma Defesa Civil ativa. Na tarde desta segunda-feira, 4/10, no auditório da Secretaria de Agricultura e CDRS/Cati - regional de Dracena, reunião entre representantes da municipalidade e os bombeiros tratou detalhes sobre como ter uma Defesa Civil atuante.
A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, assistenciais, recuperativas e de socorro destinadas a evitar desastres e a minimizar seus impactos junto à população a fim de restabelecer a normalidade social.
A reunião contou com a participação do capitão Pecoraro, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Dracena; dos secretários Bianca Kozan Lemos (Assistência Social); Silas Teixeira (Agricultura) e Sérgio Ricardo Baravelli (Administração). Também participaram Márcia de Freitas, técnica da Casa da Agricultura; o diretor de Manutenção e Controle de Frotas Augusto Sitta (bombeiro da reserva); a diretora de Meio Ambiente Dulce Guastaldi e a secretária adjunta de Assistência Social Karol Tavares.
Todos os detalhes para que sejam iniciadas as atividades da Defesa Civil estão sendo tratados pela coordenadoria responsável pelo órgão.
O capitão Pecoraro ressaltou durante a reunião: “Todos nós somos Defesa Civil”, dizendo que a maioria dos municípios conta com voluntários para desenvolver as ações.

TEMPESTADE DE POEIRA
Na sexta-feira passada, dia 1º de outubro, o município, assim como outros da região foram pegos de surpresa pela tempestade de poeira, com ventos que atingiram até 100 km/h. Não houve nenhum registro de morte na cidade em decorrência do ocorrido, mas uma funcionária municipal acabou ficando ferida, após ser atingida por uma telha na unidade do Centro Dia do Idoso. Ela recebeu toda assistência do município. Ainda houve muitas quedas de árvores; duas casas, sendo uma no Jd. Brasilândia e outra no bairro Iandara tiveram problemas com destelhamentos e a escola infantil Balão Mágico, no Brasilândia também teve problemas. O local será vistoriado, segundo o engenheiro da municipalidade Jean Baixo, mas está funcionando normalmente, não precisou ser fechada.
Os moradores das casas atingidas foram atendidos pelo município, numa ação de parceria de trabalho entre a Defesa Civil, os Bombeiros, e as Secretarias de Agricultura, Assistência Social e a subprefeitura de Jamaica.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou para Dracena 15 colchões; 12 cestas básicas; kits de limpeza e lonas, para socorrer aqueles que necessitaram após a ocorrência de sexta.