28 JUL 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Hoje, 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor. Para marcar a data, o CDRS/Cati Regional de Dracena com o apoio da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Canaã; Coopadra; Associação J. Marques (Jaciporã); APR Dracena e Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de Dracena homenagearam os agricultores com evento na sede da Cati. O coordenador da CDRS engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Martin recepcionou os participantes ao lado da técnica da Casa da Agricultura Márcia de Freitas, que fez o cerimonial.
O prefeito André Lemos foi representado pela secretária de Governo Thauana Duarte; marcaram presença também o secretário de Agricultura, Limpeza Pública, Meio Ambiente, Silas Teixeira, acompanhado de integrantes da secretaria; o vereador Célio Ferregutti, representando o Poder Legislativo; Andréia Aparecida dos Santos, do Senar local; Edna de Barros (Pretinha), representando a Associação J. Marques; Moisés Bianchi, presidente da Associação da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Canaã; Gislaine Gomes, presidente da Associação dos Produtores Rurais (APR); além de outros representantes da sociedade civil organizada.
O coordenador da CDRS Paulo Martin abriu o evento dizendo que o agro foi o que mais impulsionou o País, por isso, a data não poderia ser esquecida. “Nunca nos esquecemos do dia do agricultor, sempre promovíamos grandes eventos, porém devido à pandemia não podemos realizar, mas não nos esquecemos”.
Martin citou que a Cati voltou a atender presencialmente e que o produtor é o principal motivo de eles estarem trabalhando. Falou sobre a grande parceria com a Prefeitura assim como a sociedade organizada. “O Estado não consegue fazer nada sozinho, houve uma mudança na Secretaria Estadual e estamos vendo com bons olhos”, comentou o coordenador ressaltando que a Agricultura do município irá ocupar cinco salas em breve na sede da Cati, um dos motivos de reafirmar ainda mais a parceria.
A secretária Thauna Duarte falou em nome do prefeito André parabenizando os agricultores. Segundo ela, participar do ato foi motivo de alegria, porque sua família é de agricultores. “O agro é que o movimento o Brasil e hoje notamos que a valorização é maior”.
O secretário de Agricultura Silas Teixeira citou que a administração está aberta ao diálogo e que irá dar voz aos agricultores. “Faremos uma gestão voltada à agricultura, pretendemos criar subsídios e iremos oferecer apoio máximo ao que estiver ao nosso alcance para atender os agricultores”. Silas comentou que as emendas serão divididas igualmente a todos. “Ninguém será esquecido, porque reconhecemos o valor dos agricultores”.
O vereador Célio Ferregutti também parabenizou a categoria, recordou que nasceu no sítio. “O agricultor é aquela pessoa esperançosa, que sempre está pensando em recomeçar”.
Pretinha quando falou mostrou toda sua emoção com a profissão e lembrou-se de uma história de vida dela: “Ao ouvir um relato de uma pessoa dizendo-se vergonhado por ter que trabalhar como agricultor pedi a Deus me orientar porque tamanha vergonha e depois Ele guiou meu pensamento me mostrando que o agricultor prepara a terra e Deus permite que a semente brote e germine”, finalizou sua fala parabenizando a todos os agricultores.
Moisés Bianchi, do assentamento Nova Canaã (antiga Fazenda Santo Antônio) explanou sobre a associação que está consolidada com 38 lotes, energia elétrica, água potável, informou que já chegou a produzir 30 mil litros de leite por dia. Agradeceu a Prefeitura por melhorias feitas na estrada que leva ao assentamento localizado nas proximidades de Jaciporã (indo pela Maquininha).
Ele ressaltou ainda que no local o Senar já promoveu mais de 30 cursos levando conhecimentos técnicos aos agricultores.
A presidente da APR Gislaine Gomes pontou em sua fala que o produtor agrícola é uma pessoa resiliente, apesar das dificuldades, cada dia busca melhorar um pouco mais. “Agradeço ao apoio da Cati, da Prefeitura”.
O município de Dracena conta com 991 propriedades no EDR local que é constituído por 16 cidades.

Confira fotos do evento CLIQUE NO LINK
Prefeitura de Dracena / SP - DIA DO AGRICULTOR É MARCADO POR HOMENAGEM NA CDRS/CATI REGIONAL DE DRACENA COM O APOIO DA PREFEITURA