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ABR
19
19 ABR 2018
Prefeitura realiza revitalização, drenagem das águas pluviais e conservação do solo das estradas rurais
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RELATÓRIO TÉCNICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

USO DO SOLO (US)

 

 

 

 

US2- Ação no VerdeAzul relacionada ao cronograma físico constante no Plano de Controle de Erosão Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE DRACENA

 

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável técnico: Msc. Arielen Patrícia Balista Casagrande Pozza

 

 

CrBio n°089572/01-D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dracena, 13 de Março de 2018.

 

 

Relatório sobre o Viveiro de Mudas

 

 

 

 

1.    Diagnóstico:

 

 

A malha viária do município de Dracena é composta por rodovias estaduais, estradas vicinais e estradas rurais. Estas últimas apresentam-se asfaltadas e adequadas sem e com revestimento. As estradas sem revestimento são classificadas como do Tipo A e Tipo B e demandam de adequação específica.

 

 

A adequação das estradas rurais é circunstanciada por um conjunto de práticas que visam a recuperação, manutenção e conservação dos leitos naturais, pavimentados ou não, levando-se em consideração a sua integração com as áreas agrícolas.

 

 

O objetivo maior dessa adequação é evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, além de criação de condições que possam garantir o tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola durante todo o ano, proporcionando uma substancial economia dos recursos gastos com a manutenção. 

 

 

 Particularmente, as estradas asfaltadas são em número de cinco e juntas somam 22.692,41 metros. Elas encontram-se em boas condições de trafegabilidade, amparadas por sinalização de segurança horizontal e vertical com alta legibilidade e acostamento bem vegetado, na maioria dos casos. 

 

 

 As estradas classificadas como do Tipo A representam 45.123,03 metros e apresentam abaulamento característico de declividade transversal e dispositivo de drenagem, variando de acordo com as condições do terreno solo. 

 

 

 A adequação das estradas classificadas como do Tipo A se dá pelo emprego de tecnologias alternativas que consistem na manutenção da greide da pista de rolamento nas mesmas condições planialtimétricas encontradas e na execução de pequenos alargamentos em pontos específicos na plataforma.

 

 

 Já as estradas rurais classificadas como do Tipo B representam 78.132,85 metros e apresentam pontos onde os trechos estão "encaixados", em condições edáficas favoráveis de boa infiltração e textura média argilosa, com topografia pouco acidentada e áreas marginais utilizadas com culturas anuais e pastagens. 

 

 

 Nestes casos, a adequação deve utilizar-se de tecnologias convencionais, as quais preveem a elevação do leito da pista de rolamento, através da quebra dos barrancos, implantação de sistemas de drenagem superficial, compostos de lombadas e saídas de água que podem ser terraços e/ou bacias de retenção. Além disso, o revestimento da pista de rolamento nos trechos considerados críticos precisa da implantação de técnicas de proteção vegetal devendo ser realizada em períodos de menor precipitação pluviométrica.

 

 

Esses dados foram extraídos do Plano de Macrodrenagem Rural, Volume III – Malha Viária.

 

 

 

 

2.    Proposta:

 

 

Realização de revitalização, acessibilidade, drenagem das águas pluviais e conservação do solo da DRA215 (Plano de Macrodrenagem Rural, Volume III, página 72 a 73), DRA216 (Plano de Macrodrenagem Rural, Volume III, página 73 a 75).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.    Ferramenta de Comunicação:

 

 

Compilação de dados e informações para elaboração de publicação para divulgação na mídia escrita, impressa e online referente a DRA040.

 

 

Divulgação no site da Prefeitura www.dracena.sp.gov.br

 

 

 

 

4.    Execução:

 

 

DRA215 é classificada do TIPO A com 491,22 metros, liga a via DRA343 á Vicinal do Bairro Palmeiras, melhorias realizadas no período de 15/01/2018 a 20/01/2018.

 

 

DRA216 classifica-se como TIPO A com 487,52 metros e 2.088,73 metros de adequada sem revestimento, totalizando 2.576,25, realizou a drenagem em dois pontos da via, no período de 22/01/2018 a 24/01/2018.

 

 

 

 

5.    Resultados:

 

 

DRA215, via de acesso para a área urbana do município, atende diversas famílias de agricultores que é atendido pelo transporte escolar, sua melhoria realizou em sua totalidade, por meio de melhorias na drenagem com captação de água da chuva e drenos.

 

 

DRA216 liga os proprietários a área urbana foram melhorados 400 metros, atendendo a 8 famílias neste trecho.

 

 

 

 

 

 

 

 

6.    Relatório Fotográfico:

 

 

 

 

 

 

Foto 7: DRA215 melhoria na via e drenagem.

 

 

 

 

foto 8: Abertura de drenagem na DRA215.

 

 

 

 

Foto 9: DRA216 antes das melhorias.

 

 

 

 

 

 

Foto 10: Abertura de dreno na lateral na DRA216.

 

 

 

 

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