14 MAI 2019
Gestores da Rede Municipal de Educação participam de colóquio voltado às metodologias ativas

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Dracena

Os Diretores de Escola de Ensino Fundamental (I e II), Diretores de Escola de Educação Infantil, Coordenação de Projeto e Direção de Escola (EJA) da Rede Municipal de Educação de Dracena, participaram na última semana do XI Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores da Educação Infantil E Anos Iniciais, sob o tema "A gestão da escola no século XXI e os desafios das metodologias ativas de aprendizagem", promovido pelo centro de pesquisa e formação educacional Aprender a Ser, na cidade de Águas de Lindóia (SP).

A programação foi contemplada por diversas palestras proferias por profissionais renomadas da área da educação, com discussões sobre as temáticas "Metodologias ativas: desafios da gestão participativa", "É possível construir outros caminhos para a escola", "Metodologias ativas: projetos, experiências e inspirações na Educação Infantil Italiana", "Multiculturalidade, Multimídia e Multimodalidade na ação e formação de educadores", "Da escola da sala de aula à escola dos ateliês" e "Neurobiologia do aprendizado e metodologias ativas: descobertas e possibilidades para a escola atual".

De acordo com a Secretária de Educação, Professora Mestre Vanessa Redígolo Castilho "a participação nesse colóquio foi importante para levar aos gestores conhecimentos de maneira que possam contribuir na disseminação práticas voltadas à metodologia ativa, que trata-se de um método que está sendo implantado na rede por meio do Programa 'A União Faz a Vida', em parceria com a cooperativa financeira SICREDI, a fim de proporcionar aos estudantes uma maneira atraente, diferenciada e eficaz para aprenderem".

Segundo o Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini "esse investimento faz parte da concepção de que é necessária a constante formação continuada de profissionais da educação para que em curto, médio ou a longo prazo possamos alcançar resultados na aprendizagem dos alunos".