O Pronto Atendimento Municipal (PAM) atendeu, de janeiro até 30 de setembro deste ano, mais de 50 mil pessoas (50.334), desde as classificações de atendimentos de menor grau, considerada da cor verde, até a de maior grau, considerada da cor vermelha, que são casos de urgência e emergência.
Do total dos atendimentos realizados, apenas 1% foram casos de urgência e emergência, como: acidente de trânsito, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), fratura, picada de escorpião e outros. A média mensal de atendimentos no PAM é de 5.592 pessoas.
Os atendimentos classificados nas cores verde, amarelo, laranja, azul, corresponderam a 70,6%, 16,75%, 8,68% e 2,83%, respectivamente.
O PAM adota o Protocolo de Manchester, desenvolvido por Kevin Mackway Jones na década de 1990 com o objetivo de melhorar a eficiência no serviço de emergência, sendo implementado no Brasil em 05 de Novembro de 2022, pela Portaria n°2048 que propõe a implantação nas unidades de atendimento de urgências o acolhimento e a “triagem classificatória de risco.
O processo da classificação de risco consiste em: identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada à capacidade de julgamento crítico e experiência do enfermeiro.
A classificação de risco de atendimento dos pacientes que dão entrada no PAM é dividida em cinco categorias, sendo elas:
• VERMELHO: Emergência. Risco iminente de morte ou com sinais iminentes de risco de deterioração do quadro clínico. Necessitam de atendimento imediato. São encaminhados imediatamente para o atendimento médico na sala vermelha/ sala de emergência.
• LARANJA: Muito urgente. Potencial risco de morte. Necessitam de atendimento em até 10 minutos. São priorizados para a sala de Classificação de Risco e em seguida, acompanhados para o atendimento na sala vermelha.
• AMARELO: Urgente. Potencial risco de agravamento, requerem atendimento médico e de enfermagem, porém não correm risco imediato de morte. Necessitam de atendimento em até 60 minutos.
• VERDE: pouco urgente. Não apresenta risco iminente de morte ou risco potencial de agravamento. Necessitam de atendimento médico com espera média de 120 minutos.
• AZUL: Não urgente. São casos de baixa complexidade, portanto não justifica atendimento médico no mesmo dia. Necessitam de atendimento ambulatorial.
O PAM segue o estabelecido em legislação, sendo assim, a Lei nº 14.737/2023 garante a todo paciente o direito a um acompanhante durante atendimentos de saúde, sendo que a presença de um acompanhante é facultativa para pacientes maiores de 18 anos, a menos que eles necessitem de cuidados especiais e a lei estabelece a presença como um direito para: crianças e adolescentes, idosos, pacientes com deficiência e pacientes com comprometimento físico e psíquico.
A supervisora do PAM, Flavia Taís Ramal Silva, disse que atualmente são três médicos clínico geral que atendem os pacientes, sendo que um quarto profissional é acionado conforme as demandas do dia a dia. “Mais de 80% dos atendimentos que foram realizados aqui no PAM poderiam ser feitos nas unidades de saúde”, disse a supervisora do PAM.
Atualmente o PAM possui quatro consultórios, uma sala de gesso, oito leitos de observação adulto, dois leitos de isolamento, quatro leitos de pediatria, três leitos de estabilização, uma sala de coleta, uma sala de sutura, uma sala de hidratação e uma sala de raio x.
Flavia ressalta que é preciso o munícipe procure o posto de saúde próxima a sua residência para atendimento básico e assim diminua o fluxo no PAM.
O município conta com 14 unidades de saúde e cada uma é composta por equipes de enfermagem e médicos, realizando atendimentos como: consultas, hidratação, medicação pelas vias intramuscular e intravenosa, curativos, retirada de pontos, coleta de exames preventivos e testes rápidos para detectação de infecções sexualmente transmissíveis.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena