Evento realizado em Pacaembu destacou a excelência do café produzido na região e contou também com a conquista de uma aluna da rede estadual de Dracena em concurso literário.
Na última sexta-feira (26), ocorreu o 7º Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista, no Rotary Clube de Pacaembu. A Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico esteve presente, reforçando o apoio da administração municipal aos cafeicultores locais e à busca contínua por qualidade e inovação no setor.
O concurso teve como principal objetivo valorizar e divulgar a qualidade dos cafés produzidos na região, incentivando práticas sustentáveis. O evento foi promovido por uma parceria entre Sebrae-SP, Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região (Aprup), CATI, Prefeitura Municipal de Pacaembu, Faesp/Senar, Sindicato Rural de Junqueirópolis, Rotary Club, entre outras instituições e empresas.
Durante a competição, amostras de café foram rigorosamente avaliadas por especialistas, que analisaram critérios como aroma, sabor, corpo e uniformidade dos grãos.
A participação do município em eventos dessa magnitude evidencia o compromisso da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico em fomentar cadeias produtivas estratégicas, apoiar os empreendedores rurais e, consequentemente, contribuir para o crescimento econômico sustentável de toda a região.
Aluna de Dracena é destaque
Além de celebrar a qualidade do grão, o evento também valorizou o talento jovem. Pela primeira vez, foi realizado o 1º Concurso Literário-Artístico dos Cafeicultores da Nova Alta Paulista, que contou com a participação de aproximadamente 1.376 alunos da região.
A grande vencedora da modalidade história em quadrinhos foi a aluna dracenense Heloísa Rosseto Zanon, do 8º Ano B da E.E. Engenheiro Isac Pereira Garcez, sob a orientação da professora Jéssica Angélica de Melo Borges.
A conquista demonstra a pluralidade do evento, que une agronegócio, educação e cultura, inspirando as novas gerações a se conectarem com uma das atividades econômicas mais tradicionais do interior paulista.
Autor: Departamento de Comunicação