A iniciativa teve como objetivo ensinar, na teoria e na prática, a grande importância das árvores.
Em alusão à Semana da Árvore, aproximadamente 60 alunos das Emefis Guilherme Tamerick e João Milan Barbosa vivenciaram uma manhã de aprendizado e contato com a natureza durante uma visita ao Viveiro Municipal.
A atividade, que integra teoria e prática, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e a UNESP – FCAT (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas).
O principal objetivo da iniciativa foi ensinar a grande importância das árvores. O momento mais significativo ocorreu com um gesto simbólico: cada aluno plantou uma muda de flor no viveiro, entre elas as espécies balsamina, zínia persa, tremoço-de-jardim, lírios sortidos, lavanda e amor-perfeito.
Em seguida, cada aluno levou para casa a muda que acabara de plantar, com a missão de dar continuidade aos cuidados e compartilhar os conhecimentos com a família.
Estiveram presentes, acompanhando e ministrando as atividades, a secretária de Educação, Thais Regina Martins; o supervisor de Meio Ambiente, André Cardoso; o engenheiro agrônomo do município, Jairo da Silva; o professor e engenheiro agrônomo da Unesp de Dracena, Victor Barreto; e demais alunos da universidade.
Outros plantios
Em parceria com uma concessionária de veículos pesados da cidade, a Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente realizou o plantio de 52 mudas de árvores no Residencial São Paulo. As espécies plantadas foram resedá-mirim, goiaba e pata-de-vaca.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com parcerias público-privadas, unindo esforços para promover a arborização urbana e a conscientização ambiental.
Em outra ação, a parceria com o Lions Club Cinquentenário e a Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente resultou no plantio de cinco árvores em uma nova área verde no Distrito Industrial Joaquim Martins.
A área foi criada como compensação ambiental pelas obras de impermeabilização do solo e busca restaurar a cobertura vegetal e seus benefícios ecológicos.
Autor: Departamento de Comunicação