Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) estiveram presentes no 1º Encontro de Governança Turística do Oeste Paulista, realizado recentemente em Presidente Prudente. O evento marcou o início de uma nova fase para o desenvolvimento do turismo na região e reuniu representantes de 35 municípios.
Estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo, Ana Lúcia Mioto; o secretário de Esportes, Juliano Ferraz Machado; a coordenadora de Turismo, Lucinéia Figueiredo; a coordenadora do Agronegócio, Sidnéia Pereira; e o presidente da Associação Dracenense de Atletismo e Ciclismo (ADRAC), Endil Paraguai. A participação do município reforça o compromisso com o planejamento e a valorização do turismo como eixo de desenvolvimento.
O evento contou com a presença do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Lucas Grandolfo, que apresentou projetos e ações voltadas ao fortalecimento do turismo regional, destacando oportunidades de investimento e linhas de financiamento. O deputado estadual Mauro Bragato também participou do evento, reafirmando seu apoio às políticas públicas voltadas ao setor e à importância da integração regional para superar desafios e alcançar resultados concretos.
De acordo com a coordenadora de Turismo, Lucineia Figueiredo, o 1º Encontro de Governança Turística do Oeste Paulista foi um passo importante para consolidar rotas turísticas, fortalecer a identidade regional e implementar ações conjuntas que valorizem os atrativos locais e ampliem a visibilidade do território no cenário estadual e nacional. “A expectativa é que, com o engajamento de gestores públicos, conselhos, empresários e a comunidade, o turismo na região ganhe ainda mais força, gerando desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou.
TURISMO NO OESTE PAULISTA
Com um território repleto de belezas naturais, diversidade cultural e um valioso patrimônio histórico, o Oeste Paulista reúne condições favoráveis para se tornar um polo de turismo sustentável e competitivo. A região abriga importantes atrativos, como áreas de preservação ambiental, rios navegáveis, trilhas ecológicas, gastronomia típica, festas populares e atividades de turismo rural, religioso, esportivo e de aventura.
Além de promover lazer e bem-estar, o turismo é uma atividade estratégica para a geração de emprego e renda, movimentando a economia local e estimulando o empreendedorismo. O fortalecimento da governança turística regional é essencial para que os municípios atuem de forma articulada, trocando boas práticas, promovendo capacitação e aproveitando melhor os recursos e programas de incentivo disponíveis nos âmbitos estadual e federal.