A Prefeitura de Dracena, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulga o resultado do primeiro levantamento de Atividade de Densidade Larvária (ADL) do ano.
O município atingiu o índice de 2,1, que significa estado de alerta para Dengue. O levantamento foi realizado neste mês de janeiro pelos Agentes de Endemias.
A ADL é uma atividade de vistoria nos imóveis da cidade de forma amostral, com o intuito de identificar, coletar larvas e realizar controle dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Esta atividade permite o cálculo de índices, com o objetivo de direcionar as ações de prevenção e controle vetorial.
Os índices são classificados da seguinte forma:
Menor que 1 – Satisfatório
De 1 a 3,9 – Alerta
Acima de 3,9 – Risco de surto/epidemia
Durante o levantamento, foram realizadas 1.047 visitas em diversos bairros do município, onde foram encontrados 3.213 materiais existentes com e sem água, que podem ser possíveis criadouros. Dentre esses, os mais encontrados foram vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais, latas, frascos e plásticos.
Confira algumas orientações e cuidados com esses principais criadouros encontrados:
MUTIRÃO DE LIMPEZA
O primeiro mutirão de limpeza contra a dengue do ano terá início no próximo dia 03. A ação é uma medida preventiva para evitar que se formem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
É necessário que a população colabore e coloque na calçada os objetos que não tem mais utilidade e que possam acumular água, servindo de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.