A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Magda Toledo Pedro Lemos foi destaque durante o Encontro Nacional do Programa "Educação Viária é Vital", da Fundación MAPFRE, realizado na última sexta-feira (29). A escola ficou entre os 58 melhores projetos dentre mais de 600 participantes e recebeu premiação.
O projeto visa contribuir para a redução dos elevados índices de acidentes de trânsito, por meio de iniciativas realizadas por professores e alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental I e II e Médio. Trata-se de um conjunto de atividades integradas às disciplinas e aulas, com o objetivo de tornar a circulação mais segura, justa e eficiente. Os estudantes e professores realizam uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária nas comunidades próximas à escola, elaborando e implementando projetos que possam melhorar as condições de mobilidade.
No projeto desenvolvido pela EMEI Magda Lemos, foram realizados circuitos com os alunos no pátio da escola, com pista e sinalização de trânsito, além de diversas atividades relacionadas ao tema. Posteriormente, os alunos e seus familiares participaram de uma passeata de conscientização sobre Educação Viária, onde foram utilizados carrinhos de papelão confeccionados pelas famílias junto com as crianças, com o intuito de promover uma interação mais significativa em relação ao projeto e estimular o estreitamento dos laços familiares.
A professora de Apoio Pedagógico Maria Lúcia Cano Garbin representou a escola para receber a premiação e contou com o apoio de toda a equipe e da Secretaria Municipal de Educação. “Foi com muita honra e orgulho que representamos nossa cidade, equipe e comunidade escolar. Nossos agradecimentos a todas as famílias pela participação, à direção que não mediu esforços para a realização do projeto, ao corpo docente pelo empenho e dedicação e a todos os funcionários que colaboraram na realização do projeto”, afirmou Leila Tereza Oliani Bertholim, diretora da EMEI Magda Lemos.