05 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS
EDUCAÇÃO
AUTISMO: 2ª 'PASSEATA AZUL' REÚNE AUTORIDADES MUNICIPAIS, AMIGOS, FAMILIARES, ESCOLAS E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE

A área central de Dracena ficou colorida na manhã desta sexta-feira, 5/04, com a 2ª 'Passeata Azul', numa ação para chamar a atenção para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi promovido pelos Pais e Amigos dos Autistas de Dracena e contou com o apoio da Prefeitura.
Os participantes se concentraram na Praça Arthur Pagnozzi e depois seguiram pelas Avenidas Presidente Vargas e Presidente Roosevelt. O prefeito André Lemos fez uso da palavra; alunos da EE Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça também falaram sobre o autismo, assim como o garoto Davi, conhecido por 'autista tagarela' e a mãe dele Meiriéllen Puga Rufato.

SOBRE O AUTISMO
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007 pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA).
Pessoas autistas enfrentam discriminação e barreiras em todos os setores da sociedade – nos sistemas de saúde e de assistência social, na educação, no emprego e em vários outros. É crucial que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para explorar os seus interesses, desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena, em que as diferenças sejam valorizadas, a compreensão seja promovida a fim de que o mundo possa tornar-se um lugar mais inclusivo para todos os que vivem com o transtorno.
“Cor”, tema da campanha 2024, busca derrubar o estereótipo de que indivíduos autistas levam vidas restritas e desprovidas de dinamismo!
Representando mistério e complexidade, em 1999 foi adotada a fita com peças de quebra-cabeça coloridas como sinal universal de conscientização sobre o autismo. As diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA e as cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dessas pessoas pela sociedade em geral. A marca é muito utilizada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.
O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam. A palavra “Autismo” apareceu pela primeira vez em 1911, quando um médico a usou para descrever certos sintomas. Na década de 1940, dois médicos, Dr. Leo Kanner e Hans Asperger, ajudaram a entendê-lo melhor.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Comumente, aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida. (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024