24 MAI 2023
13ª OFICINA PREPARATÓRIA PARA OPERAÇÃO ESTIAGEM DE 2023 REÚNE REPRESENTANTES DE 53 CIDADES DA REGIÃO DE PRUDENTE
Coordenadora da Defesa Civil local Márcia Roberta de Freitas ao lado das demais autoridades que compuseram a mesa principal, durante a abertura do evento na ADEC

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou hoje, 24, em Dracena durante todo o dia a 13ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, abrangendo os 53 municípios da região de Presidente Prudente. Houve orientações teóricas e práticas, no primeiro momento na ADEC e, depois no loteamento Akamine.
Na abertura do evento no período da manhã, na ADEC houve formação da mesa de autoridades, com a participação do 1º tenente Caio Veneziani, representante da Defesa Civil do Estado; da coordenadora da Defesa Civil local Márcia Roberta de Freitas, também secretária do Agronegócio; do capitão Pecoraro, coordenador regional da Defesa Civil de Presidente Prudente; do prefeito da cidade de Taciba, Alair Antônio Batista e da secretária de Gabinete e Governo, Thauana Duarte, representando o prefeito André Lemos que cumpre agenda em Brasília.

A ação visa capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.

O treinamento contou com instruções técnicas referentes ao temas: acionamento do plano de contingência para o período de estiagem; o monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA); protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios. Já a parte prática, consistiu em treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.

Os participantes da oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.

O capitão Pecoraro informou que os municípios que credenciaram três brigadistas para participar do evento receberão os kits da Defesa Civil, compostos por 5 abafadores para incêndio; 2 bombas costais flexíveis; 5 pares de luvas de raspa; 2 enxadões; 5 facões com bainhas; 5 óculos de proteção; 5 cantis e 2 lanternas.
Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.
O
 Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, registrou uma queda de 69% na incidência de incêndios nos Parques Florestais do estado.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO: Prefeitura de Dracena / SP - 13ª OFICINA PREPARATÓRIA PARA OPERAÇÃO ESTIAGEM DE 2023 REÚNE REPRESENTANTES DE 53 CIDADES DA REGIÃO

VEJA O VÍDEO

Prefeitura de Dracena / SP - Galeria de Vídeos