16 AGO 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PREFEITURA É PARCEIRA DO ´PROGRAMA JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO´
O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Dracena em parceria com Prefeitura de Dracena e a EE Julieta Guedes de Mendonça realizam o 'Programa Jovem Agricultor do Futuro', iniciado em abril com término previsto para o final de novembro, no recinto da FAPIDRA.
O programa conta com a participação de 15 jovens todos alunos da Escola Julieta Guedes de Mendonça, com idades entre 14 e 17 anos, tendo encontros diários de 4 horas por dia, totalizando 464 horas de curso. O curso é  ministrado pelos instrutores treinados pelo SENAR, a psicóloga Isabela Agudo Pereira e a zootecnista mestre Juliana Mara de Freitas Santos, ambas da cidade de Dracena.
No decorrer do programa estão sendo abordados diversos temas tais como: Projeto de vida, ação comunitária, onde os alunos estão aprendendo a como cuidar da terra, a comercialização do produto, recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades. Também faz parte do programa oficinas cujos temas são: Comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, aprender a aprender e promoção da saúde. Também estão aprendendo a desenvolver cultivo de plantas, uso e manutenção de equipamentos agrícolas, criação de animais (minhocário), os cuidados com meio ambiente, a gestão de recursos humanos e os serviços das funções dos recursos humanos, como RA (recursos administrativos) e o marketing.
Durante o programa são realizadas visita  técnica  como no módulo Cultura e Lazer será realizada visita ao cinema onde terão a oportunidade de vivenciar momentos recreativos em contato com ambiente socializadores com entretenimento. Além do objetivo do programa, o preparo de todo o conteúdo as atividades visam complementar aspectos técnicos e pessoais, para que o desenvolvimento desses jovens possa ser integral. O programa é totalmente gratuito, oferecendo aos alunos, materiais didático e específico, alimentação e visitas técnicas, tudo custeado pelo SENAR - SP.