31 MAI 2022
CCZ LEVA VACINA ANTIRRÁBICA PARA BAIRROS DE DRACENA
O objetivo é vacinar cães e gatos contra a raiva: ação ocorre hoje no Brasilândia e Tonico André
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu hoje, 31, ações de prevenção da saúde animal, oferecendo a população a vacina gratuita antirrábica para cães e gatos.

Foram atendidas as comunidades do Tonico André e do Jardim Brasilândia. O CCZ informou que no Tonico André foram 14 vacinas em cães e atendidos 22 gatos. No Brasilândia foram 27 cães e 22 gatos vacinados.
A direção do Centro de Zoonoses ressaltou que toda sexta-feira percorrerá os bairros do município levando a vacina antirrábica.
Na próxima sexta, 3/06, serão atendidos o Emílio Zanatta e o Conjunto Habitacional Florindo Tabacchi.

O prefeito André Lemos parabenizou a equipe do CCZ pela iniciativa benéfica a todos em geral.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet?

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.