25 MAI 2022
PARCERIAS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL É LANÇADO EM DRACENA PARA FORMENTAR EMPREENDEDORISMO
Gerente regional José Carlos Cavalcante do SEBRAE e o prefeito André Lemos, no auditório da FUNDEC
O PDL visa promover o desenvolvimento local objetivando a geração de renda, aumento de postos de trabalho com os pequenos negócios e melhorias da qualidade de vida da população
O lançamento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) de Dracena aconteceu na noite de terça-feira, 24, no auditório da Fundec, com a presença de um bom público de autoridades municipais, representantes do Governo do Estado, SEBRAE e demais da sociedade civil organizada. O SEBRAE-SP, a Prefeitura e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) firmaram parceria para desenvolver o PDL no município.
O Programa é conjunto de ações estratégicas para fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento local objetivando a geração de renda, aumento de postos de trabalho com os pequenos negócios e melhorias da qualidade de vida da população. A ação conta com o apoio da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), Associação Produtores Rurais de Dracena e Sindicato Rural de Dracena.
O PDL foi apresentado pelo gerente regional José Carlos Cavalcante e pela consultora Selma Luz. Fizeram uso da palavra, o prefeito André Lemos; vereador Danilo Ledo (representando a Câmara Municipal); presidente da ACE, Luciano Gerlin; Fernando Nunes, da Fundec; Francisco Torturello (Secretaria de Desenvolvimento Regional) e Jota Júnior (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
O prefeito André agradeceu todo apoio do SEBRAE e ressaltou que Dracena é uma cidade que polariza toda região. “Pelo menos 200 mil pessoas, que moram ao nosso redor e outras regiões respiram nossos ares, contam com a gente para os vários serviços que oferecemos”.
Foi realizada a palestra para apresentar todas as ações que serão desenvolvidas para fomentar o desenvolvimento regional e beneficiar diversos setores do município.
As atividades trabalhadas em conjunto irão refletir em mais empregos, geração de renda, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e acesso a crédito. O programa é baseado de acordo com a vocação regional e no fomento e desenvolvimento de negócios.
O PDL contempla ações de educação empreendedora; inclusão produtiva, por meio de cursos do Empreenda Rápido; tecnologia; acesso a mercado, inovação; indústria e incentivo aos pequenos negócios venderem para o poder público. O programa também terá ações de fomento ao empreendedorismo feminino com a realização dos cursos do Sebrae Delas.
Empreendedores e empreendedoras de Dracena terão acesso a capacitações de presença digital, técnicas de vendas, inteligência emocional nos negócios, fidelização de clientes, finanças, motivação de equipe, recrutamento e seleção de pessoas, vitrine e exposição de produtos, acesso a crédito, encontros de negócios, consultorias individuais e missão empresarial para a Feira do Empreendedor, em São Paulo, a maior feira de empreendedorismo da América Latina.
De acordo a consultora de negócios do SEBRAE-SP Selma Luz, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social, por isso estamos felizes em anunciar esse programa que vai potencializar o crescimento de Dracena”, destacou.
 Ficou agendada reunião de trabalho para o dia 7 de junho. (Com informações Diretoria de Comunicação da Prefeitura e Bastidores da Notícia)

VEJA FOTOS DOS PRINCIPAIS MOMENTOS
Prefeitura de Dracena / SP - LANÇAMENTO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (PDL)