16 MAR 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
RASTREABILIDADE DE PRODUTOS AGRÍCOLAS É TEMA DE REUNIÃO NA COOPADRA
Diretor técnico do EDR de Dracena Paulo Sérgio Martin falou aos participantes
A Prefeitura de Dracena, por meio da Diretoria de Agricultura desenvolve ações em busca de fortalecer o agro no município e região
A rastreabilidade de produtos agropecuários foi tema de reunião ontem, 15, na sede da COOPADRA (Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Dracena). O encontro contou com a participação do diretor técnico do EDR de Dracena Paulo Sérgio Martin; da diretora de Agricultura da Prefeitura Márcia Roberta de Freitas e a consultora de negócios do SEBRAE São Paulo, Selma Luz, além de parte dos agricultores do município de Dracena e região, que vêm trabalhando com a rastreabilidade nas suas propriedades.
Durante a reunião foi explicado que a rastreabilidade é um conjunto de procedimentos que permite acompanhar a movimentação de um produto ao longo da sua cadeia de comercialização, desde a origem, por meio de registros e anotações, permitindo assim obter informações sobre as técnicas de produção e os insumos agrícolas.
Também que para atender a rastreabilidade o produtor rural utiliza o Caderno de Campo, onde são feitas as anotações diárias detalhadas sobre ocorrências nas culturas, desde o plantio até a colheita, como: de pragas e doenças, aplicação de agrotóxicos, adubações, registros climáticos, entre outros.
A rastreabilidade está diretamente ligada à rotulagem. Opcionalmente, poderá ser colocado no rótulo, o código de barras devidamente registrado para o produto em questão e o QR code que permite a fácil rastreabilidade de cada produto, sendo esta a forma de identificação do produtor, que confere transparência na comercialização e na segurança alimentar.
A presidente da Coopadra Gislaine Oliveira dos Santos Gomes informou que os cooperados participaram de curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com duração de seis meses, com palestras, encontros coletivos e dias de campo. O curso foi ministrado pelo Sebrae e patrocinado pelo SESCOOP.