Diretoria de Comunicação
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública reforça também a vacinação contra a brucelose – etapa 1° semestre de 2021. O prazo para vacinar todas as fêmeas bovinas e bubalinas, com idades entre 3 e 8 meses, contra a brucelose é até 31 deste mês de maio.
A data limite para entrega da declaração da vacinação é 7 de junho deste ano pelo sistema Gedave – www.gedave.sp.gov.br
Conforme informação do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) local, no ano de 2020 foram vacinadas em Dracena: 1.734 bezerras em 165 propriedades.
A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella que pode ser transmitida de animais para humanos principalmente através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, além de também poder haver transmissão através da inalação da bactéria ou pelo contato direto com secreções de um animal infectado, levando ao surgimento de sintomas que podem ser semelhantes aos da gripe, como febre alta, dor de cabeça e dores musculares.
A brucelose humana tem cura quando o seu tratamento é feito logo após o diagnóstico e, geralmente, envolve o uso de antibióticos durante cerca de 2 meses ou de acordo com a orientação do médico.