Reunião com os gestores das escolas municipais e visitas das equipes da VE nas escolas estaduais e particulares, foram as medidas adotadas.
A Secretaria de Saúde e Higiene Pública, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), adotou uma ação estratégica para aumentar os números de crianças e adolescentes do município imunizados contra o vírus HPV.
Devido à baixa procura, a coordenadora de imunizações do município, Jaqueline Maria de Souza, se reuniu com as diretoras das escolas municipais na sede da Secretaria de Educação para levar informações sobre o vírus HPV e a importância da imunização aos estudantes da faixa etária dos 9 anos de idade.
A coordenadora de imunizações reforçou que é importante as diretoras das escolas estarem comunicando os pais dos alunos para buscarem a vacinação como forma preventiva contra a doença.
Além desta reunião, as equipes da Vigilância Epidemiológica (VE), visitaram todas as escolas estaduais e particulares para reforçarem a importância da imunização. Os adolescentes também puderam ter conhecimento sobre a doença e tirar dúvidas.
Segundo a VE, o imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, na Sala de Vacinas, anexa ao Centro de Saúde I (Postão), localizada na rua Espírito Santo, 135, bairro Metrópole.
O horário de vacinação é de segunda a sexta-feira das 07h às 16h. Para tirar dúvidas e se informar, a pessoa pode entrar em contato pelo Whats App da Sala de Vacinas que é (18) 98160-0247.
É importante levar a caderneta de vacinação, um documento com foto.
A Secretaria de Saúde reforça que a criança ou adolescente deve estar alimentado para tomar a vacina contra o HPV.
Vírus HPV
A infecção pelo HPV é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e a transmissão ocorre principalmente por contato pele a pele, muitas vezes durante relações sexuais.
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus.
O imunizante é distribuído, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), que abrange os dois principais tipos responsáveis por câncer de colo do útero e aqueles responsáveis pelas verrugas genitais.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena