11 OUT 2023
PRIMEIRA CENTRAL DE ATENDIMENTO DO CADASTRO ÚNICO É INAUGURADA EM DRACENA

Na manhã de hoje (11) foi inaugurada a primeira Central de Atendimento do Cadastro Único em Dracena. O prédio está localizado ao lado do SAC, em frente ao Paço Municipal, e foi preparado para melhor atender a população.

O evento contou com a presença do prefeito André Lemos, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Bianca Lemos, demais secretários, servidores municipais e dos integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A abertura do evento ficou por conta dos alunos do Projeto Criança Feliz, com apresentação musical.

CADASTRO ÚNICO
O setor de Cadastro Único passou agora a ter um local próprio para o atendimento da população de Dracena, um local onde é possível realizar o atendimento com mais espaço e com a privacidade que todas as famílias necessitam. O novo prédio foi idealizado pela primeira-dama Bianca Lemos, com o objetivo de melhor atender a população.

Antes, o setor do Cadastro Único realizava o atendimento na sede do CRAS, localizado na Rua Euclides da Cunha, 377. Essa é a primeira vez que o setor possui um local próprio.

O QUE É O CADÚNICO?
O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil e é utilizado para que as famílias de baixa renda possam participar de diversos programas sociais.

Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado a cada 2 anos ou quando tiver qualquer mudança no endereço, telefone, composição familiar ou renda do trabalho.

Podem e devem participar do Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

Confira os principais programas que utilizam o Cadastro Único:

• Programa Bolsa Família;

• Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;

• Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

• ID Jovem;

• Carteira do Idoso;

• Programa Minha Casa Minha Vida;

• Benefício de Prestação Continuada (BPC);

• Facultativo de baixa renda (dono de casa);

• Renda Cidadã;

• Ação Jovem;

• Viva Leite;

• Benefícios municipais: (auxilio funeral, auxílio natalidade e cesta básica).

A Central de Atendimento do Cadastro Único está localizada na Avenida José Bonifácio, 1430 – em frente ao Paço Municipal.

Confira a galeria de fotos: Inauguração da Central de Cadastro Único