18 AGO 2023
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E ENFERMEIRAS DAS UBS E ESF PARTICIPAM DE ENCONTRO

A coordenadora municipal do CADUNICO e do Programa Bolsa Família de Dracena, assistente social Melissa Portari Della Bandeira, realizou na manhã na quinta-feira, 16/08, na sede do SENAI, encontro com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e as enfermeiras das UBS e ESF que são responsáveis por realizar o acompanhamento do programa na Saúde, com o objetivo de informar as mudanças do novo Programa Bolsa Família, como também alinhar as ações que o munícipio irá realizar para melhorar o índice de acompanhamento das famílias beneficiaria do programa, no segundo semestre de 2023.
A reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social Bianca Francielle Kozan Lemos que enfatizou a importância da integração das políticas públicas da Assistência Social, Educação e Saúde, facilitando o acesso das famílias a direitos básicos e o compromisso do município perante as famílias que são beneficiarias do programa.

Também tiveram presentes a coordenadora municipal do setor de Saúde do Programa Bolsa Família, nutricionista Glauce Ueda, e da diretora de Atenção em Saúde, enfermeira Meliane Duarte Gazaroli Pereira, que na ocasião reforçaram as orientações referente ao atendimento das famílias beneficiária que comparecerem nas unidades de saúde para realizar o compromisso assumido quando foram selecionadas pelo programa, que são:

1. Realização do acompanhamento pré-natal das gestantes;

2. Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;

3. Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos.

A nutricionista Glauce lembrou também que o acompanhamento da condicionalidade na saúde deverá ser realizado a cada 6 meses e as famílias deverão comparecer nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua residência.
A assistente social Melissa Portari Della Bandeira falou que existe um planejamento anual de ações especificas de divulgação das condicionalidades do programa para as famílias beneficiárias para cumprir os compromissos e lembrou que os atendimentos referentes ao CADUNICO e Programa Bolsa Família são realizados no CRAS Central, localizado em Dracena na Rua Euclides da Cunha, 377, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.