01 ABR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
FAMILIARES DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PARTICIPAM DE ENCONTRO NO CREAS
Na última quinta-feira (28/03) foi realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o 2º encontro com familiares dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O encontro é realizado mensalmente com as famílias, sendo coordenado pela técnica de referência assistente social – Gabriela Duarte, com participação do técnico psicólogo – Leonardo Moraes, e supervisão da coordenadora Gabriela Nardi.
O projeto denominado “Um Novo Olhar”, teve início em fevereiro deste ano, com objetivo de favorecer o resgate dos vínculos afetivos familiares e comunitários e o fortalecimento da função protetiva da família, assim como orientação para garantia de direitos, possibilitando acessos e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural dos participantes.
Cada encontro é marcado por atividades de reflexão que contribuam para a compreensão das situações vivenciadas na vida dos adolescentes em todos os meios sociais, como também cria espaço de confiança, escuta e reflexão de pais, avós e outros familiares que compõe parte essencial na ressocialização e (re) construção de novos projetos de futuro dos adolescentes.
No último encontro, os técnicos expuseram trechos de entrevista com o Psicólogo e Professor, Marcos Meier, no vídeo intitulado: “Filhos Ingratos e Desrespeitosos: o que posso fazer?”, realizando roda de conversa sobre como as experiências vividas no seio familiar podem influenciar na forma como o adolescente enxerga seus direitos e deveres, tendo como reflexão os pontos positivos e negativos de dizer o SIM e o NÃO, diante os valores que desejam transmitir.