08 AGO 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROJETO ACOLHER OFERECE ABRIGO PROVISÓRIO E IMEDIATO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM DRACENA

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Dracena implantou o Projeto ‘Acolher’, que oferece abrigo provisório e imediato para mulheres que sofrem violência doméstica e seus filhos menores de idade. O projeto, idealizado pela secretária Bianca Kozan Lemos e sua equipe, foi aprovado pela Câmara dos vereadores ontem, 07/08, durante a 22ª sessão ordinária.

O projeto tem o objetivo de acolher, de forma provisória e imediata, mulheres em situação de violência doméstica que se encontrem sob ameaça e que necessitem de proteção em ambiente acolhedor e seguro, podendo ser acompanhadas de seus filhos menores de idade.

A medida foi regulamentada por esta gestão. A aprovação e implementação desse projeto justamente no mês de agosto, que é o mês de combate à violência doméstica, é uma vitória para Dracena e para as mulheres.

COMO IRÁ FUNCIONAR

A mulher, vítima de violência, e seus filhos menores de idade, ao buscar por medida protetiva após o registro de Boletim de Ocorrência e expedida a determinação judicial do Fórum local quanto a necessidade de medida protetiva de afastamento do agressor, será encaminhada, imediatamente, para um hotel credenciado ao município pelo período de até três dias, podendo ser prorrogado por igual período quando houver a necessidade e devidamente justificado pela equipe técnica do CREAS, lotada na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante o período de acolhimento no hotel, serão fornecidas três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e jantar, além do acompanhamento por equipe técnica multidisciplinar. Poderão receber o benefício as mulheres com idade entre 18 e 59 anos, que residam com o agressor no município de Dracena.