30 JUN 2023
CRAS DIVULGA AÇÕES REALIZADAS NO PROJETO MÃE
O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, no mês de maio, deu continuidade ao desenvolvimento do PAIF com os encontros do Projeto Mãe, atendendo gestantes beneficiárias do auxílio-natalidade, previsto pela Lei Municipal n.° 4.901. Durante os encontros, o grupo realizou diversas atividades e recebeu convidados da área da Saúde.
Foi promovida parceria com a fotógrafa Iana Cartolari, para  o 2º ensaio fotográfico das gestantes do Projeto Mãe, devido ao grande sucesso da atividade no ano de 2022.
Foi um momento de grande expectativa e emoção, as gestantes puderam se maquiar e se vestir para a sessão fotográfica na área externa no Parque do Bosque, com o objetivo de propiciar a autoestima e o fortalecimento do afeto na gestação
Em alusão ao Dia das Mães, no dia 12 de maio, o CRAS junto à Secretaria de Desenvolvimento Social ofereceu passeio para as participantes e seus filhos no Pesqueiro Seringal, no município de Junqueirópolis, buscando facilitar o fortalecimento de vínculos na família e a possibilidade de vivenciar novas experiências.
Foi ofertado um almoço e ao final entregamos um pequeno “mimo” produzido pela dupla psicossocial, (Jéssica e Maria Ligia). As participantes se organizaram com bolo em comemoração as aniversariantes do mês e foi compartilhado com todos após o tradicional parabéns e falas de agradecimento.
No dia 19, o grupo recebeu a equipe da saúde que orientou as participantes sobre vários assuntos. Após acolhida, agradecimentos e abertura do encontro realizada pela dupla psicossocial Renan, representante da empresa Farmais de Dracena realizou a doação de kits contendo itens de higiene e cuidado ao bebê para as gestantes.
Em seguida o médico André Matheus, clínico geral, ministrou o encontro falando sobre os tipos de parto existentes pelo SUS. A assistente social Daniele Freitas apresentou a nova legislação sobre vasectomia e laqueadura.
Por fim, a auxiliar de enfermagem Nádia falou da importância e quais as vacinas disponíveis pelo SUS tanto para as gestantes quanto para os recém-nascidos, tirando muitas dúvidas também.
O encontro foi encerrado com entregas do auxílio-natalidade e café da manhã ofertado pela Secretaria de Saúde.