15 ABR 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
15 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO
A Secretaria do Agronegócio lembra que neste sábado é o Dia Nacional de Conservação do Solo. A data foi criada em 1989 com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural. A escolha do dia foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidados.
A preservação e o uso adequado desse recurso natural é essencial para garantir a continuidade de seu uso. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.
No Brasil, a responsabilidade de conservar o solo, além de ser de toda a população, é atribuída a órgãos de gestão relacionados à Agricultura e ao Meio Ambiente. No Estado de São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento atua no sentido de monitorar e prevenir a erosão e melhorar as condições do solo para garantir a continuidade de seu uso, tendo em vista que a erosão e o uso de determinados inseticidas são grandes problemas que podem levar à perda de nutrientes do solo e, consequentemente, de sua capacidade produtiva. Também é importante lembrar que a erosão não ocorre apenas em áreas de agricultura, pois áreas de florestas desmatadas também podem sofrer com esse problema.
Outros prejuízos derivados da degradação do solo são o selamento da terra, que agrava as enchentes, e os solos degradados, que captam menos carbono e outros gases de efeito estufa (GEE), interferindo nas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, as mudanças climáticas também afetam a qualidade do solo. Temperaturas mais altas e eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades impactam diretamente na quantidade e fertilidade do solo. Chuvas ácidas provocadas pela poluição também podem afetar na destruição das árvores, tendo deslizamentos como consequência, tal como aconteceu na Serra do Mar, na década de 1980.
No Brasil, os solos sofrem com erosão, salinização, poluição e acidificação. A agricultura tradicional retira mais nutrientes do solo do que repõe. Isso acontece por falta de conhecimento a respeito de práticas sustentáveis e de políticas públicas de apoio ao pequeno produtor.
Tendo em vista a grande importância que o solo tem para a nossa vida na terra, podemos fazer a nossa parte ao adotarmos práticas que minimizem os impactos relacionados às mudanças climáticas, mesmo sem trabalhar como agricultores, ao escolhermos alimentos que foram produzidos de forma sustentável, como a agricultura orgânica, transição agroecológica e sistemas agroflorestais.