22 DEZ 2022
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FAZ ALERTA PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
A Saúde alerta: o período de férias não permite descuido com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode causa doenças, que matam

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica de Dracena pede atenção e alerta a população em relação aos cuidados e intensificação redobrada com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a fim de prevenir a transmissão de doenças como DENGUE, ZICA VÍRUS E CHIKUNGUNYA.
A Vigilância epidemiológica notificou 1.956 casos positivos de dengue, um caso positivo de chikungunyia e nenhum óbito até o momento.

Para prevenir a transmissão da doença neste período de férias alguns cuidados devem ser tomados, bem como a observar sinais e sintomas das doença.

Alguns mecanismos de prevenção;

• Buscar informações dos locais para onde vai viajar, se há concentração de casos da doença e usar maneiras de prevenção como uso de repelentes.

• A ausência de moradores na residência no período de férias faz com que o ambiente fique sujeito a criadouros, por isso a importância de deixar o ambiente desfavorável para o acúmulo de água e objetos expostos a chuva.

• Em casos de piscina é necessário o tratamento semanalmente.

• O tutor dos animais de estimação deve recorrer a alguém de sua confiança para os cuidados e higienização do ambiente e do bebedouro.

Sinais e Sintomas:

DENGUE

Chikungunya

Zica Vírus

Dores nas articulações

Dores nas articulações de pés e mãos

Lesões na pele

Dor no fundo dos olhos

Dor de cabeça

Febre baixa

Manchas vermelhas

Dor muscular

Dor nas costas

Febre/ Dor de cabeça

Manchas Vermelhas

Olhos Vermelhos

Náuseas

Febre alta

Dor nas articulações

Em casos de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Previr é o único jeito de combater a doença.