12 MAI 2022
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS ATENDIMENTOS NO PAM E NAS UBSs E ESFs
É de extrema importância que a população não fique indo por qualquer motivo no PAM, porque o local é para atendimento de casos urgentes e de emergências

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde, a fim de otimizar os atendimentos na área da Saúde, orienta os usuários sobre os serviços básicos.

Você sabe a diferença entre Pronto Atendimento (PAM) e Unidade Básica de Saúde (UBS) / Estratégia da Saúde da Família (ESF)?

Os atendimentos no Pronto Socorro ocorrem 24 horas por dia e referem-se a casos de urgência e emergência como: aqueles inesperados; acidentes; tonturas ou desmaios; queimaduras, intoxicações, hemorragias, febre alta; vômitos persistentes; convulsão, alteração súbita de consciência; dificuldade respiratória e obstrução das vias aéreas; picada/mordida de animais.

As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h  e realizam os atendimentos médico de rotina; injeções, hidratação e inalações; dores de ouvido, garganta, coluna e cabeça; unha encravada; troca de sondas; avaliação de exames laboratoriais; retirada de pontos e curativos; receitas; acompanhamento de hipertensão e diabetes; realização de testes rápidos, entre outros.

A Secretaria de Saúde alerta que casos de suspeita de dengue e sintomas gripais devem procurar a Unidade Básica de Saúde.

A diretora do PAM Gisele Franzo explica que é de extrema importância que a população tenha essa consciência quanto aos atendimentos, porque diariamente o Pronto Atendimento atende um grande número de pacientes que se encaixam nos atendimentos que ocorrem nas Unidades de Saúde. Gisele prossegue: “Com isso, existe uma demora nos atendimentos gerando uma sobrecarga na equipe responsável pelo atendimento de urgência e emergência do PAM, muitas vezes gerando nos pacientes um descontentamento”.

ATENDIMENTOS NA UNIDADE BÁSICA ATENDIMENTOS NO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL
INJEÇÃO ACIDENTES
HIDRATAÇÃO TONTURAS OU DESMAIOS
INALAÇÃO QUEIMADURAS
DORES DE OUVIDO INTOXICAÇÃO
DOR DE GARGANTA HEMORRAGIA
DOR DE CABEÇA FEBRE ALTA
UNHA ENCRAVADA VÔMITO
TROCA DE SONDAS CONVULSÃO
AVALIAÇÃO DE EXAMES ALTERAÇÃO SUBITA DE CONSCIÊNCIA
RETIRADA DE PONTOS E CURATIVOS DIFICULDADE RESPIRATÓRIA E OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS
ACOMPANHAMENTOS E RECEITAS PICADA/MORDIDA DE ANIMAIS.