06 DEZ 2021
AGENDA CULTURAL
APÓS DOIS ANOS E MEIO ORQUESTRA CAIPIRA DRACENENSE RETOMA ATIVIDADES COM APOIO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Orquestra Caipira Dracenense
Na quarta-feira, 8 de dezembro, feriado municipal antes do Show da Família Lima, a Orquestra Caipira Dracenense, se apresentará às 20h, na Estância MS – Av. Orlando Frucchi, 357, evento gratuito.
Tradicional na cidade e região, o grupo permaneceu desativado por dois anos e meio por falta de recursos e neste ano, no mês de agosto, a Orquestra foi retomada após a atual gestão municipal se comprometer com os custos dos cursos.
O responsável pela Orquestra, professor e maestro Douglas Pirota ressalta o apoio do prefeito André Lemos, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município, valorizando o grupo. “Sempre levamos o nome de Dracena para todos os lugares, as aulas foram retomadas e com isso, a volta da Orquestra Caipira Dracenense, através do Marcel Freire Instituto Musical hoje conta com 19 integrantes sendo, 16 homens e 3 mulheres”.
A coordenação é de Douglas Pirota, de Tupi Paulista e o principal objetivo é resgatar e valorizar obras e compositores consagrados pela música raiz.
Ele falou sobre a expectativa para a apresentação no dia 8. “É a melhor, será um prazer imenso fazer a abertura do show da Família Lima comemorando o aniversário da cidade, sobretudo, além de serem excelentíssimos músicos, e, de voltarmos a sermos lembrados e valorizados pela administração municipal que nos concedeu essa honra”.

A ORQUESTRA CAIPIRA DRACENENSE
Douglas conta que tudo começou no dia 15 de agosto de 2013, quando Dracena foi contemplada com um dos projetos da Oficina Cultural Timochenco Webbi, disponibilizando para a cidade o curso de violão e viola caipira, num projeto desenvolvido por ele, o qual tinha como objetivo formar uma orquestra de violeiros. Desde então, foi iniciado o curso com duração de três meses, ao qual se teve um resultado satisfatório, tornando assim, um grupo consistente, e com isso, após o término da Oficina oferecida pela Timochenco Webbi, a Prefeitura manteve o projeto até o fim do ano de 2013.
No ano de 2014, a orquestra ficou parada no primeiro semestre por falta de recursos, e teve sua volta no segundo semestre através de patrocínio.
“Em 2015, a Secretaria de Cultura e Turismo junto a Prefeitura de Dracena, apostaram nesse projeto e apoiaram com força total, garantindo assim, uma maior tranquilidade aos integrantes da Orquestra, com a contratação do professor e um ótimo local para os ensaios, além de todo apoio nos eventos com som e transporte, que por sua vez veio a durar somente até o fim do ano e logo em seguida sendo feito pouco caso tentaram extinguir a Orquestra”, recorda o coordenador.
Ele prossegue dizendo: “Durante dois anos nos mantivemos por conta própria sem apoio nenhum da administração anterior, mas as dificuldades foram tornando-se cada vez maiores e não foi possível continuar”.
A Orquestra já se apresentou pelos mais variados palcos da região e em diversas apresentações como: dia das mães; recital de Natal; aniversário da cidade; encontro de orquestras; reuniões de diretorias; comemorações religiosas; gravação para o programa da Rede Record, confraternizações, exposições e muito mais.