08 OUT 2021
OBRAS PÚBLICAS
DRACENA SERÁ BENEFICIADA COM MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA NOVO POÇO E RESERVATÓRIO
O prefeito André Lemos esteve na quinta-feira, 7, em São Paulo participando de evento do Governo do Estado ao lado do vice-prefeito Guido Baggio, presidente da Emdaep e do vereador Luis Antonio de Oliveira Cavalcante, o Farinha Deka
O governador João Doria apresentou nesta quinta-feira, 7, o programa “Água É Vida”, para reforçar a segurança hídrica e beneficiar mais de 2,1 milhões de pessoas em todas as regiões de São Paulo. O Estado vai investir R$ 400 milhões em ações como perfuração de poços profundos em 120 cidades e revitalização de 3 mil quilômetros de rios ao longo de 260 municípios.
Dracena será beneficiada com novo poço e reservatório de 200 metros cúbicos em locais a serem definidos. O prefeito André Lemos e o vice-prefeito Guido Baggio (presidente da EMDAEP) participaram a solenidade na Capital.
O prefeito André ressaltou que Dracena receberá recurso na ordem de mais de R$ 1 milhão para as obras.
O Estado também vai financiar projetos para preservação de mananciais de abastecimento e novos serviços de saneamento. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Água é Vida está dividido em quatro eixos principais: “Águas Subterrâneas”, “Rios Vivos”, “Barramentos” e “Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento”.
No eixo Águas Subterrâneas, o Estado vai investir R$ 141 milhões para perfurar 138 poços tubulares em 120 municípios que não são atendidos pela Sabesp. Os locais já foram mapeados pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e também vão receber reservatórios de 200 mil litros, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2022.
Já o Rios Vivos prevê a revitalização de cerca de 3 mil quilômetros de cursos d´água no período de um ano. A medida vai reforçar o abastecimento e ampliar melhorias na fluidez de rios e córregos, de forma a mitigar inundações.
O atendimento a 260 municípios deve começar no próximo mês de dezembro, sob investimentos de R$ 90 milhões. Esse eixo ainda prevê repasses estaduais de mais R$ 31 milhões na preservação de 40 mananciais e projetos de tratamento de esgoto.
Autor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA / ASS. RELAÇÕES PÚBLICAS EMDAEP