A Sucen oferecerá na próxima semana, treinamento teórico e prático as equipes envolvidas do município, a fim de instruir sobre utilização de EPIS, equipamentos de proteção individual e aplicação dos produtos, como inseticidas.
O prefeito André Lemos está preocupado com essa questão, porque a prevenção é a forma mais importante de se combater doenças que levam a morte como a dengue, leishmaniose.
O encarregado da Sucen (Presidente Venceslau), que atende Dracena, Ozimar Donisete Radighieri coordenou na segunda-feira, 3, pela manhã, como procederá a parceria.
A programação é que seja desenvolvido trabalho de controle dos mosquitos, por todos os setores da cidade. Radighieri informou que é um trabalho intenso e que exige muito de todos os envolvidos para que a ação atinja seu objetivo, sem falar na parte educativa que é feita o ano todo pela Vigilância Epidemiológica.
No ano passado, Dracena viveu epidemia de dengue com 3.065 casos e três óbitos; neste ano até segunda-feira, os casos positivos da doença eram 218, e o sinal de alerta para evitar o pior já está aceso.
Com relação à leishmaniose em humanos, o último óbito registrado foi ano passado, em uma paciente residente no Jardim Jussara. Segundo o encarregado da Sucen, o Ministério da Saúde considera Dracena como município com transmissão intensa de leishmaniose e a proposta do Ministério é que até o ano de 2022 essa realidade seja reduzida.
Para combater os pernilongos comuns serão mapeados os criadouros, como a nascente que existe na Fapidra, como o período é de seca eles procriam sobre as águas, por isso, que o trabalho de limpeza desses pontos são fundamentais, assim como os bueiros.
Na próxima semana está previsto para ocorrer na cidade, nebulização com veículo pela cidade, em combate ao Aedes aeypti.
Secretária de Saúde Rosemary Souza; encarregado da Sucen (Presidente Venceslau), Ozimar Donisete Radighieri; prefeito André Lemos; secretária Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, Ana Lúcia Costa; secretário Ademar Alves Pereira, Infraestrutura e Assuntos Jurídicos e engenheiro agrônomo Jairo Correa, também da Defesa Civil local
Ozimar Donisete Radighieri durante explicação dos trabalhos
Demais participantes da reunião na segunda-feira no Senai
Prefeito André Lemos (à esq.) e secretário de Governo Rodrigo Parra acompanhando as informações