Conheça o Viveiro Municipal de Mudas de Dracena
O Viveiro Municipal de Mudas estava em estado de abandono e foi reativado pela atual administração por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, com a chefia e orientação do engenheiro agrônomo, Jairo Corrêa Augusto da Silva, também secretário da pasta.
O objetivo desse trabalho é cultivar mudas florestais nativas, frutíferas e ornamentais que estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas. As mudas são usadas em projetos de arborização urbana, educação ambiental e recomposição de matas ciliares. O viveiro recebe ainda mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, que provém das autorizações de supressão de árvores.
O viveiro conta com três viveiristas, Marlene Horácio de Mello Oliveira, Leonardo de Moraes Vieira e Gabriela de Mello Santos fazem parte da equipe.
As mudas são fornecidas gratuitamente aos munícipes que desejam fazer plantio, seja na calçada ou no quintal de residências. Ao retirar um exemplar, o morador recebe orientação de técnicos da Secretaria sobre a espécie ideal para o local desejado.
Após a reativação, estima-se que o Viveiro Municipal possua 40 mil mudas em cultivo das mais variadas espécies.
O prefeito de Dracena, Juliano Bertolini, foi quem ordenou pela reativação do viveiro municipal – “A responsabilidade socioambiental e a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós e é um compromisso com a vida no futuro. Todos sabem da importância do meio ambiente em equilíbrio, e a reativação do Viveiro Municipal representa muito para o futuro da nossa geração. Árvores que são cultivas hoje, no nosso viveiro, serão a qualidade de vida do amanhã”, declarou o prefeito.
Além das mudas, a Secretaria de Agricultura realiza o trabalho de compostagem, com o Projeto Piloto de Compostagem, uma técnica que permite transformar galhos, troncos e folhas em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico. Todo o material produzido é doado para enriquecer o solo para agricultura e/ou jardinagem.
A equipe da Secretaria, através do Projeto “MÃOS À OBRA”, direciona ações de conservação e manutenção das áreas verdes, canteiros, praças, sistema de lazer, estradas rurais e vicinais em parceria com representantes de empresas e moradores, com o intuito de aproximar e integrar a população com o meio ambiente. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (18) 3821-8017 ou pelo e-mail [email protected].