01 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
LIMPEZA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE COMPETIÇÃO ‘RALLY DE IDEIAS’ JUNTO À FCAT-UNESP
Apresentação do resíduo de poda aos alunos feita pelo diretor de Meio Ambiente Robson Dinardi
A Secretaria foi convidada pela instituição de ensino para apresentar sua rotina de trabalho aos competidores, que elaboraram possíveis soluções alternativas para a destinação de resíduo de poda de árvores

A Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente foi convidada pela direção da FCAT-UNESP Dracena a participar no evento denominado ‘Rally de Ideias’, realizado no mês de setembro. A competição envolveu 12 grupos de alunos (graduação, pós-graduação e colegial), da FCAT-UNESP e do colégio DASK.

Durante o evento, a Secretaria apresentou sua rotina de trabalho, detalhando as questões envolvendo o resíduo de poda de árvores. A partir da tomada das informações relativas a este resíduo, quanto ao volume gerado (30 m³/semana) e suas características (folhas+galhos+troncos), os alunos, juntamente com os seus respectivos professores/orientadores, elaboraram possíveis soluções alternativas para uma destinação mais nobre a este material.

Os resultados foram ranqueados e dada uma premiação em dinheiro, sendo o 1º colocado R$1.000,00, o 2º em R$700,00 e o 3º em R$500,00.

Os grupos apresentaram as seguintes alternativas de destinação: 3 grupos apresentaram a viabilidade em se fazer pirólise para gerar o "biocarvão"; 3 grupos apresentaram a queima para olaria; 2 grupos apresentaram a viabilidade para indústria moveleira em forma de aglomerados; 1 grupo apresentou a compostagem; 1 grupo apresentou a hidrossemeadura"; 1 grupo indicou seu aproveitamento na indústria de papel e celulose; e, por fim, a queima para produção do biogás.

Subiram ao pódio:

1º colocado: a destinação para Indústria Moveleira, o grupo misto envolvendo os alunos da graduação da FCAT-UNESP e alunos do colégio DASK;

2º colocado: a proposta dos alunos da FCAT-UNESP para a destinação para Pirólise, visando a geração de biocarvão;

3º colocado: a proposta dos alunos do colégio DASK para destinar o resíduo para fornecimento a indústria de papel e celulose.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024