29 JUN 2023
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO VISITA PARQUE ESTADUAL RIO DO PEIXE

Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Dracena realizaram, na última segunda-feira (26), uma visita no Parque Estadual do Rio do Peixe (PERP). A coordenadora de Turismo, Lucinéia Figueiredo, a bibliotecária Lauriele Lopes e a colaboradora Jeane foram recebidas pelo Gestor do Parque, Jeferson Bolzan, e debateram pautas voltadas à visitação, uma vez que estão sendo realizadas melhorias para melhor receber as visitas.

O Parque Estadual do Rio do Peixe (PERP) é uma Unidade de Conservação estadual administrada pela Fundação Florestal, com uma área de 7.720,000 hectares, e localiza-se nos municípios de Dracena, Ouro Verde, Presidente Venceslau e Piquerobi. O acesso principal ao parque se dá através da Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo – SP 563, também conhecida como “Rodovia da Integração”. As rodovias de acesso aos municípios no entorno do Parque encontram-se em condições adequadas, com bom asfalto e sinalização satisfatória.

O rio possui uma sinuosidade reveladora de uma nova paisagem a cada curva. Este percurso, reduz o campo de visão da pessoa que está embarcada e gera expectativas quanto aos cenários que estão para se revelar, aspecto positivo que valoriza a experiência obtida nos passeios.

As matas e lagoas do parque propiciam abrigo para diversas aves aquáticas, mamíferos, répteis e demais animais. A presença da fauna é constante e de fácil observação, inclusive animais típicos da região do Pantanal Brasileiro, como as araras, tuiuiús, tucano, os cervos-do-pantanal, anta, capivara, onça, macaco, sucuris, jacarés e diversos tipos de peixes.

A presença desses animais e do ambiente alagadiço, somados ao imaginário popular, conferiu o nome popular à região da foz dos rios do Peixe e Aguapeí de “pantaninho paulista”. Esse nome sugestivo revela a peculiaridade desses rios, ambientes que apresentam características do ecossistema encontrado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Um dos potenciais mais marcantes deste Parque é a possibilidade de passeios aquáticos embarcadas para a observação da exuberante natureza que se revela nessas excursões, principalmente a avifauna, além de outras modalidades turísticas de baixo impacto associadas à citada prática.

As informações foram obtidas na visita in loco e no documento Plano de Manejo do Parque Estadual Rio do Peixe.