20 MAR 2024
ARTESÃOS LOCAIS PODERÃO OBTER CARTEIRA PROFISSIONAL POR MEIO DA SUTACO

Para melhor fomento e organização para os artesãos do município de Dracena, a Secretaria de Cultura e Turismo por meio do Departamento de Turismo buscou contato para capacitação de atendimento com a SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas comunidades.
A partir de abril será realizado atendimento para orientação de solicitação de Carteira Profissional de Artesão - da SUTACO - para os artesãos do município de Dracena.
Foi promovida a reunião de capacitação com gestores do município da Secretaria de Cultura e Turismo na quarta-feira, 13/03. Os participantes receberam orientações de atendimento do gestor da SUTACO - Maurício Santos Pereira. Ele informou com detalhes sobre a realização da carteira para os artesãos, qual o passo a passo para a realização da mesma, os benefícios, assim também apresentou cada segmento de artesanato, como é realizado o critério de identificação para caráter de artesanato ou não.
Lucinéia Figueiredo, coordenadora de Turismo, da Secretaria informou que foi disponibilizado material de apoio para que os gestores aprendam mais a respeito. “Maurício ficou à disposição para extensão de atendimento para este feito no município de Dracena”.

Será realizado atendimento da seguinte forma:
1° Triagem: neste primeiro atendimento, será informado o que é necessário para solicitação da Carteira Profissional de Artesão - comprovante de endereço de Dracena, e-mail, documentos pessoais, Foto 3x4 em arquivo digital, vídeos e fotos da realização da confecção do artesanato - todos arquivos.
2° Será realizado um agendamento para auxílio no atendimento com algum gestor na Secretaria de Cultura e Turismo.
3° Será entregue informativo com orientações de passo a passo para a realização de solicitação da carteira profissional, para acompanhamento de resposta da SUTACO para a emissão da Carteira Profissional de Artesão.
Importante: A Carteira Profissional do Artesão é realizada pela SUTACO, alguns gestores da Secretaria de Cultura e Turismo irão realizar a extensão de auxílio no atendimento para os artesãos do município de Dracena.

Confira o passo a passo para obter a carteira: