07 JUN 2019
Conselho Municipal do Idoso promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Dracena

O Conselho Municipal do Idoso de Dracena (C.M.I.D.) e parceiros irão realizar atividades, de 10 a 19 de junho, em alusão a 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – com o CRAS e o CREAS – e Secretaria Municipal de Educação, Etec Prof.ª Carmelina Barbosa, OAB e o Grupo de Dança “As Fofoqueiras”.

A partir de segunda-feira (10) até 19 de junho, o grupo As Fofoqueiras e as profissionais do CREAS e CRAS, em parceria com a Secretaria de Educação, realizarão ações de sensibilização nas escolas municipais.

Encerrando a programação, no dia 19, a partir das 18h, os alunos do curso técnico de enfermagem da Etec estarão na feira livre de Dracena realizando orientações, por meio de panfletagem, sobre a temática da Violência à Pessoa Idosa.

Conforme a presidente do CMID, Zeni de Assis Beneti, o principal objetivo da data e das ações é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

A DATA

No dia 15 de junho o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e, desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Veja a programação das apresentações nas escolas municipais:

10/06 – 8h30 - EMEFI João Milan Barbosa

11/06 – 8h30 – EMEFI Moacir Simardi

12/06 – 8h30 – Luiza Rossa Ribeiro

13/06 – 8h30 – Guilherme Tammerik

13/06 – 14h30 – Waldomiro Machado

14/06 – 14h30 – João Vendramini

17/06 – 14h30 – Amador Franco de Silveira (Jamaica)

18/06 – 14h30 – Sergio Liberatti (Jaciporã)

19/06 – 8h30 – Ottilia Braz Noguerol