06 SET 2018
Rede Municipal de Ensino de Dracena atinge índice 7,0 do IDEB, meta que estava prevista para ser alcançada em 2021

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Dracena

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga o avanço do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de acordo com publicação oficial disponibilizada pelo órgão Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP). O Inep é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que possui como missão subsidiar políticas educacionais visando contribuições ao desenvolvimento econômico e social do país.

Nesse índice, o município de Dracena obteve crescimento de 6,7 para 7,0 referente ao período de 2016/2017. Essa média é calculada a partir dos resultados atingidos em oito unidades escolares, por meio das avaliações realizadas nos 5ºs. anos do Ensino Fundamental I. A média nacional é de 5,5 nesse último índice.

O cálculo do IDEB é feito por meio de dados do Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), sendo no caso dos municípios, pela Prova Brasil. No município de Dracena a prova foi realizada no mês de novembro do ano de 2017. A escala vai de zero a dez, com metas projetadas de acordo com cada unidade escolar, sendo apresentadas bienalmente, desde 2007 a 2021, de forma que as esferas estadual e municipal deverão contribuir para que a média 6,0 seja alcançada até o ano de 2022.

O foco do IDEB é agregar ao enfoque pedagógico resultados das avaliações, possibilitando análises que permitam traçar metas que visem qualidade educacional. Esses resultados contribuem também para acompanhamento de índices de qualidade voltado ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Para a Secretária de Educação, Professora Mestre Vanessa Redígolo Castilho “o resultado alcançado é uma vitória para a rede municipal de ensino dracenense e reflete o ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores e profissionais da educação. O objetivo é que essa responsabilidade seja fortalecida, alavancando a qualidade educacional para que os alunos sejam beneficiados no processo ensino aprendizagem”.

O Prefeito Professor Juliano Brito Bertolini salienta que “receber essa notícia foi extremamente gratificante e reflete, como consequência, o empenho e seriedade da rede, à formação de professores, o investimento na pasta, a adesão de materiais didáticos de qualidade (Convênio Ler Escrever/Convênio Educação Matemática nos anos iniciais - EMAI)  e a realização de avaliações frequentes que direcionam melhores estratégias de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024