31 AGO 2018

CEDRAC realizará perícia médica legal acidentária e psiquiátrica

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Dracena

Desde que surgiu a ideia de criar um local que reunisse diversos serviços à população de Dracena, o prefeito Juliano Bertolini sempre destacou um fator crucial: atendimento humanizado.

Dando continuidade ao convênio com o IMESC, a perícia médica legal e psiquiátrica será realizada no CEDRAC.

Nesta quinta-feira (30) reuniram-se na FUNDEC os representantes da Prefeitura de Dracena, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), do poder judiciário e representantes da própria FUNDEC, a fim de dar continuidade ao convênio firmado em 2017.

Na oportunidade foi discutida a implantação e realização de perícia médica legal e psiquiátrica que serão feitas no CEDRAC em Dracena, feita por médicos credenciados no IMESC. As perícias serão realizadas pelo IMESC nos processos judiciais em tramitação nos Fóruns das comarcas da Alta Paulista.

De início, o projeto abrangerá as ações judicias de natureza securitária (DPVAT), acidentária (acidente de trabalho) e psiquiátrica. Os trabalhos estão previstos para iniciar em Outubro.

A realização de perícias em Dracena prestigia a parte beneficiária de assistência judiciária que passa a ser atendida em local próximo de seu domicílio, evitando o deslocamento até São Paulo/SP como é feito atualmente. Dessa maneira, a prestação jurisdicional torna-se mais rápida e eficiente.

Atualmente o posto avançado do IMESC, instalado no CEDRAC, oferece serviço de reconhecimento de paternidade gratuito, solicitados via judicial ou pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), com total preservação da intimidade da população. Este serviço é permanente e proporcionado pelo município, realizado em parceria com Faculdade Unifadra/FUNDEC de Dracena, sendo o curso de Enfermagem responsável por todas as coletas de materiais genéticos.

Conforme a gestora do CEJUSC e do Posto Avançado do Tribunal de Justiça em Dracena, Maria Dias Pereira de Medeiros, desde a inauguração do posto avançado do IMESC no CEDRAC, até o mês de junho/2018, foram agendadas 147 exames de DNA com público estimado de 440 pessoas.

O serviço em Dracena tem comparecimento superior aos dados do IMESC São Paulo, com pessoas oriundas de diversas cidades, como até mesmo Presidente Prudente e Marília. E pela sua eficácia, tornou-se referência no Estado de São Paulo.

“É uma conquista para nosso município, que pode contar com um atendimento adequado, específico e humano, porque o que realmente importa é o reconhecimento para a criança e a garantia de sua cidadania”, destaca Maria Dias.

“Os dados são os frutos de um trabalho que estamos desenvolvendo desde o início do ano passado, para oferecer um serviço de qualidade e tão importante para a comunidade, em um local pensado justamente para atendimentos humanizados”, pontuou o prefeito Juliano.

Serviço: O posto avançado do IMESC em Dracena fica no Bloco I do CEDRAC, localizado na Avenida José Bonifácio, esquina com a Rua Maracajú.

LEGENDA DA FOTO: Da esquerda para direita

Enio Garbelini – Diretor Acadêmico da Unifadra