11 MAR 2024
EDUCAÇÃO
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PASSA A CONTAR COM SISTEMA DIGITAL MODERNO E TECNOLÓGICO
Durante o evento, foram apresentadas as funcionalidades do sistema
O Programa EducaTech traz mais tecnologia e interatividade para a sala de aula e para a administração escolar

Na última sexta-feira (8), o Teatro Municipal “Maestro Aécio de Féo Flora” foi palco para o lançamento do Programa EducaTech, Programa Municipal de Inovação Tecnológica na Educação Fundamental. Um programa inovador, com o objetivo de modernizar e trazer mais interação para as salas de aula e, até mesmo, para os pais, que terão acesso ao sistema por meio de aplicativo no celular.

O evento contou com a presença do prefeito André Lemos; da primeira-dama Bianca Kozan Lemos; da secretária de Educação, Sabrina Lima; professores da rede municipal; demais secretários municipais; imprensa; e pais de alunos. A abertura ficou por conta da Banda Musical Municipal do Projeto Criança Feliz, que realizou uma belíssima apresentação com músicas e danças, encantando quem estava presente.

Na sequência, foi apresentado o sistema que permite integrar toda a gestão da Educação Municipal. Com a implantação do sistema, os professores terão inúmeras ferramentas para trabalhar em sala de aula de forma mais interativa, com jogos, livros, vídeos, entre outras funções. Além disso, serão centralizados nesse sistema, a caderneta digital, o controle de merenda, controle de transporte escolar, matrículas, boletins, recados para os pais, entre outros.

De acordo com o prefeito André Lemos, essa é uma mudança necessária que já era pensada desde o início de sua gestão. “A sala de aula que nos educou, que nos encantou no passado, não é mais um atrativo para os nossos filhos, para essa geração que está aí. Eles estão nascendo já com o celular do papai e da mamãe na mão e no celular tem coisas muito mais legais do que a boa e velha sala de aula. Essa é uma realidade que nós temos que aceitar e conviver com ela. Se a gente quer crescer, se queremos melhorar, temos que superar o modelo que a gente tem.”, afirmou André.

A secretária Sabrina também acredita que esse programa irá revolucionar a forma de ensino. “É algo que está vindo para revolucionar, para modificar o que há muito tempo não mudava. Essa é uma nova geração que fala diferente, que está conectada, então esse programa possibilita que os alunos aprendam de forma mais interativa, os professores terão acesso à caderneta digital, os pais poderão acessar os boletins dos filhos por meio de aplicativo de celular. Esse programa que nós estamos lançando vai revolucionar a nossa educação”, afirmou Sabrina.

No final do evento, foi realizada uma palestra de Inteligência Comportamental com o palestrante Fernando Saraiva Vieira, coach business & espiritual, idealizador do Método Virtus.

O PROGRAMA

O Programa EducaTech foi desenvolvido para modernizar a infraestrutura das escolas municipais, incorporando as tecnologias digitais para favorecer a aprendizagem, além de ampliar o acesso dos alunos e professores a conteúdos digitais interativos que estimulem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes.

O programa abrange, além da instalação de lousas digitais de última geração em todas as salas de aula da rede municipal de ensino, com acesso à internet, a implementação de um sistema de informática que faça toda a gestão da educação, desde o controle de matrículas, controle do transporte escolar, merenda escolar, presença e notas do aluno através da caderneta digital, bem como o boletim digital para o acesso dos pais; fornecimento de acesso a uma base de conteúdos digitais interativos, para uso nas salas de aula, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento e os componentes curriculares; disponibilização aos alunos e professores de uma plataforma de Metaverso, que permita o aprendizado lúdico e imersivo, por meio de brincadeiras pedagógicas e desafios educacionais; além de implantação futura da utilização de tablets e notebooks dentro de sala de aula, para a imersão tecnológica dos alunos e aceleração no aprendizado.

11/03/2024
Lançamento do Programa EducaTech