19 SET 2023
EDUCAÇÃO
APÓS REVITALIZAÇÃO, EMEFI PROF. WALDOMIRO MACHADO É REINAUGURADA COM CERIMÔNIA HISTÓRICA

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta terça-feira, 19/09, a inauguração da revitalização da EMEFI Prof. Waldomiro Machado, na Vila Barros. Foi um momento histórico para o município, que desde a sua fundação na década de 80 nunca havia passado por melhorias tão significativas. O prédio foi completamente revitalizado, modernizado e recebeu adaptações em atendimento à legislação atual vigente, com mais acessibilidade.
Nova pintura nos padrões de cores da identidade visual do município; banheiros foram completamente revitalizados, com novo piso, pias, sanitários, chuveiros e portas novas; os alambrados antigos foram substituídos por muros, para trazer mais segurança para o local; o telhado do pátio, que estava danificado foi trocado e foram instaladas proteções para que pombos deixem de invadir a escola; além da melhora e ampliação da cozinha. A antiga instalação elétrica deu lugar a nova.

Da cerimônia participaram autoridades municipais, entre elas, o prefeito André Lemos e a primeira-dama Bianca Kozan Lemos (secretária de Desenvolvimento Social); secretários; diretores; subprefeitos de Jaciporã e Jamaica; equipe da Secretaria da Educação, equipe da escola; professores; alunos; diretores; coordenadores de escolas; familiares do saudoso professor Waldomiro Machado; vereadora Dulce Guastaldi, representando a Câmara Municipal; representante da Diretoria de Ensino de Adamantina; amigos do professor Waldomiro Machado e representantes de veículos de comunicação na cidade.

A diretora da escola Eliane Santana; o ex-vereador Luiz Vivaldo Schmidt, amigo do professor Waldomiro; a secretária de Educação Sabrina Lima; a vereadora Dulce Guastaldi; o prefeito André e os filhos do professor Waldomiro Machado, Marise e Luciano fizeram uso da palavra.

O padre Rui, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima concedeu a bênção.

A secretária Sabrina frisou a garra e a coragem da atual administração representada pelo prefeito André, em transformar sonhos em realidade.

Luciano, filho do professor Waldomiro Machado fez um discurso bastante emocionado lembrando do tempo em que morou em Dracena e do pai.

O prefeito André agradeceu a presença dos familiares do homenageado; falou que a equipe está trabalhando muito para deixar os cidadãos dracenenses felizes, com os serviços prestados pelo município.

Citou que estava emocionado com a presença dos alunos e dos familiares do professor Waldomiro Machado. “Temos uma equipe corajosa, sabemos o tamanho da nossa responsabilidade. Para transformar essa escola tivemos muito trabalho. Nunca foi investido tanto na Educação do município e estamos trabalhando para melhorar ainda mais”, pontuou o prefeito.

Houve apresentação musical dos alunos dos 3°, 4° e 5° anos, coordenada pelos professores Márcio e Luciana; homenagem ao diretor da Escola Técnica Profª. Izaura Sampaio, Antenor Melegari e descerramento da placa.

O aluno Arthur Finoto, do 5º ano A fez a exortação ao hino nacional. Representante do Lions Clube Dracena entregou boton a d. Marí.

PROFESSOR WALDOMIRO MACHADO

Nasceu em 10 de dezembro de 1930, no município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. O professor chegou a Dracena no ano de 1957 quando começou a lecionar no distrito de Oásis, trabalhou na EE Eng.º Isac Pereira Garcez e se tornou diretor eletivo na cidade de Santa Mercedes, acompanhou a construção da EE Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça onde foi diretor posteriormente.
Foi comissário de menores, pertenceu ao time Sabatista e foi presidente do Lions Clube de Dracena, durante o ano leonístico de 1980/1981.

Em decreto de 5/01/1982, durante a gestão do até então governador Paulo Maluf, foi criada a Escola Estadual de Primeiro Grau de Dracena.

Em junho do mesmo ano, o local recebeu a denominação de E.E.P.G. Prof. Waldomiro Machado. Através da lei de número 3054, publicada em 04/04/2002 foi criada a escola municipal de ensino fundamental e e infantil, EMEFI Prof. Waldomiro Machado.

Faleceu em 2/09/1981 aos 51 anos, deixando a esposa Marí Dorotéa Batista Machado e os três filhos: Marise Batista Machado, Luciano José Batista Machado e Fábio José Batista Machado, este com cinco anos de idade.

Esses histórico foi preparado pelo coordenador do Acervo Histórico de Dracena, Rogério Edson dos Santos.

CONFIRA AS GALERIAS DE FOTOS:
Galeria Reinauguração da EMEFI Prof. Waldomiro Machado
Galeria Reinauguração da EMEFI Prof. Waldomiro Machado II