15 SET 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO: ASSUNTOS VIÁRIOS PROGRAMA AÇÃO PARA O PRÓXIMO SÁBADO

A próxima semana é marcada pela Semana Nacional do Trânsito. Em Dracena contará com a participação da Secretaria de Infraestrutura e Assuntos Viários, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
No sábado, dia 23, haverá simulação de acidente automobilístico, de carro de passeio com ônibus, tendo múltiplas vítimas.

O diretor de Assuntos Viários, Anísio Almeida informou que o quarteirão em frente à Praça Arthur Pagnozzi, no trecho da Av. Presidente Roosevelt até a Presidente Vargas estará interditado das 9h às 12h, para que seja apresentada a simulação do acidente.

A ação contará com a colaboração de alunos de Medicina, da Faculdade de Medicina da UNIFADRA e de Enfermagem da ETEC Carmelina Barbosa. Haverá panfletagem na área central sobre a Semana Nacional do Trânsito e um veículo já envolvido em acidente estará exposto na Praça Arthur Pagnozzi.

SEMANA NACIONAL

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Com o tema, 'No trânsito, escolha a vida', a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período.