05 ABR 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PREFEITURA MANTÉM ÁREA ALUGADA NA FAPIDRA SOBRE CONSTANTE OBSERVAÇÃO
Eco Ponto de pneus tem placa alertando para o descarte correto, dentro do barracão
Em recente visita de agentes comunitários da Vigilância Epidemiológica, não foram encontrados focos nas áreas administradas pelo município, apenas no setor da COTRARES e que prontamente foi resolvido
As sedes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação, Assuntos Viários, bem como da Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente ficam localizadas em uma parte no interior do recinto da Fapidra. O município paga aluguel para o Sindicato Rural Patronal para ocupar parte do local. Na mesma área também estão estabelecidos ECO Pontos para os descartes de pneus velhos, lâmpadas e pilhas, óleo de cozinha usados, lixo volumoso (móveis usados, madeiras, paletes), e desde o incêndio ocorrido em sua sede, a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos (COTRARES) encontra-se desenvolvendo suas atividades no Galpão, no mesmo recinto.
Consta que nesta semana, foi publicado texto nas redes sociais dizendo: ‘Fapidra 2023… Venha conhecer a maior produção de dengue da região’, ilustrado com várias fotos do recinto, mostrando as condições no local. Porém a maior parte das fotos, são de locais que não são administrados pela Prefeitura e nos locais que são, era visível que precisam de limpeza após tantos dias de chuva. As imagens apresentadas não mostram a presença de larvas, e hoje foram conferidos de perto, não havendo encontrado nada.
A Vigilância Epidemiológica do município informa que de 15 em 15 dias, equipes vistoriam o recinto, por ser um ponto estratégico na área urbana, com o objetivo de checar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, sendo a última visita realizada no dia 21 de março, no qual nenhum foco de dengue foi apontado na área administrada pela Prefeitura. No setor do antigo Galpão, hoje cedido pelo Sindicato Rural à COTRARES, foram encontrados pontos com água parada e prontamente foram solucionados. Desde então, a equipe da Cooperativa tem dedicado maior atenção e evitado possíveis pontos com água parada.
A Secretaria da Limpeza Pública e Meio Ambiente informa a toda população que a limpeza no local é feita regularmente a cada 20 dias, e, devido ao grande período de chuvas que atingiu a cidade e região neste início de ano, a área está sendo colocada em ordem, com a estiagem do tempo. As equipes que atuam na Limpeza Pública e Meio Ambiente ficaram muito envolvidas com todo trabalho que teve que ser efetuado, devido às intensas chuvas em toda a cidade.
Nesta semana também iniciou um trabalho mais intenso com relação à conservação de terrenos com mato alto e imóveis que apresentam risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Quanto aos veículos que já não são mais utilizados que se encontram no recinto, foi acionada a Secretaria de Infraestrutura e informou que os mesmos deverão ser leiloados, cujo ato está em processo de levantamento de informações para que ocorra o serviço.
Os pneus que estão depositados no ECO Ponto estão armazenados em barracão coberto, evitando assim o acúmulo de água, e são recolhidos de 15 em 15 dias, por empresa da cidade de Bragança Paulista. Os pneus são descartados pelas borracharias da cidade e a diretoria do Meio Ambiente ressalta ainda que há placas no local indicando para que não seja descartado nenhum pneu fora da cobertura.
O lixo volumoso também é recolhido periodicamente, porém o contrato venceu e está em processo licitatório para dar continuidade ao serviço.
Quanto ao material da COTRARES (bags que também estavam no recinto) é resultado de material recolhido pela Cooperativa no sábado que passou, sendo retirado na última segunda-feira e terça-feira, finalizando hoje o recolhimento para o descarte correto.
O prefeito André Lemos informa que não é primeira vez que internautas se utilizam de perfis fake para promover ataques contra a administração, fazendo as pessoas acreditarem em possível descaso do poder público com suas próprias atribuições. “Nossa equipe tem trabalhado muito para manter a cidade em ordem”, afirmou o prefeito. “A dengue está presente em todo o interior de São Paulo, especialmente em nossa região, porém Dracena está se destacando como a cidade com menor número de casos por habitante e até o momento não temos nenhum óbito registrado por conta de dengue. Isso se deve ao trabalho que já vem sendo feito, pois fomos a única cidade a fazer a pulverização de veneno, estamos aplicando venenos nas galerias e também nebulizando os imóveis nas redondezas de pacientes confirmados para dengue. Iniciamos atendimento com horário estendido nas unidades de saúde desde meados de fevereiro”, finalizou.
A partir de hoje, a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde deu início ao serviço 24 horas, de atendimento aos pacientes de dengue e casos suspeitos na unidade de Suporte de Atendimento de Saúde de Dracena (SASD), localizada em frente a Santa Casa, no antigo prédio do CEMAC.

DENGUE AVANÇA QUASE 100% NO PAÍS
Segundo o Ministério da Saúde, 53 mil casos prováveis de dengue foram registrados este ano em todo o Brasil. A taxa representa um aumento de 98% em relação ao número de casos no mesmo período de 2022.
Esses índices preocupam o Ministério da Saúde, que já vê uma situação de epidemia em alguns estados, com tendência de aumento nas próximas semanas da transmissão dessas duas doenças, que têm em comum o fato de serem causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
Autor: Diretoria de Comunicação