24 MAI 2021
PREFEITURA DE DRACENA PLANEJA COLOCAR EM PRÁTICA O SIM PARA AVANÇAR E CONQUISTAR O SISBI

O intuito do prefeito André Lemos é oferecer o Selo de Inspeção Municipal (SIM) aos pequenos produtores fazendo com que os produtos deles ganhem mercado e, depois, consigam explorar mercados ainda maiores

Prefeitura

A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública trabalha para dar um passo importante em benefício dos produtores agrícolas e de outros produtos de origem animal. Estão sendo providenciados requisitos para se colocar em prática na cidade, o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

No ano passado, o Legislativo aprovou a instalação do SIM, por unanimidade, mas tal serviço ainda não foi colocado em prática. O objetivo é oferecer o Selo aos pequenos produtores e novos empresários, dessa forma o usuário poderá certificar seus produtos e vender no comércio estabelecido oficialmente.

O projeto é atingir um mercado muito maior de comercialização dos itens, para tanto o prefeito André Lemos determinou que fosse contratado um médico veterinário para coordenar os trabalhos. Com isso, foi contratado o veterinário Alessandro (que também responde pela Prefeitura de Bastos e, desde 1998 atua nesta área do serviço de inspeção), tem ampla experiência no assunto e, buscará através da adesão de cidades vizinhas, que também deverão ter o SIM, e integrarem o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISNAP), a conquistarem o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). O SISBI padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

O prefeito André, que também é presidente do CISNAP, recebeu o veterinário Alessandro que foi contratado pelo município para estar à frente deste projeto e representantes de Junqueirópolis, na quarta-feira, 19, da semana que passou. A cidade vizinha administrada pelo prefeito Osmar Pinatto também tem interesse em obter o SIM e o SISBI. Na reunião, Pinatto foi representado pelo secretário Administrativo, Rinaldo Picinini.

Caberá ao CISNAP fiscalizar o Serviço de Inspeção Municipal das cidades que integrarem o consórcio neste trabalho.

O chefe do Executivo dracenense explicou que o objetivo é oferecer melhores condições de negócios aos pequenos produtores e abrir condições de levar seus produtos a um raio bem maior, com isso, a economia local e regional será alavancada. “Fazendo todo esse trabalho teremos ainda o fortalecimento das cooperativas e associações”, disse André.

24/05/2021