Dracena já está com o sistema ativo e operacional, sendo uma das poucas cidades da região junto com Presidente Prudente, a integrar o Ambiente Emissor Nacional.
A equipe do Departamento de Auditoria Tributária da Prefeitura de Dracena participou de uma importante palestra promovida pelo deputado estadual Mauro Bragato, em Presidente Prudente, que abordou as mudanças na tributação e a implantação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nacional, com início previsto para 1º de janeiro de 2026.
O evento contou com a exposição do delegado da Receita Federal, Sérgio Lourenço Júnior, que apresentou detalhes sobre o novo modelo de emissão da NFS-e, seus impactos para os municípios e contribuintes, além das adequações necessárias à nova realidade tributária nacional.
Representando o município de Dracena, estiveram presentes: Maílson Antônio da Quinta Botelho, supervisor de auditoria tributária; Ariele Marques Mazzo, chefe do Setor de Fiscalização; e os auditores fiscais José Antônio Basso Lira e João Carlos Brambilla Fransoni.
O município de Dracena já firmou convênio e realizou a parametrização com o Ambiente Emissor Nacional da NFS-e, estando, portanto, com o sistema ativo e plenamente operacional.
Segundo o delegado da Receita Federal Sérgio Lourenço Júnior, na região, apenas Dracena e Presidente Prudente encontram-se ativas e operacionais.
Em nível nacional, a “Cidade Milagre” figura entre os 412 municípios ativos e operacionais. Já em nível estadual, Dracena figura entre as 69 cidades.
Essa iniciativa coloca Dracena, mais uma vez, à frente no processo de desburocratização e modernização da gestão tributária, tornando o município um ambiente mais acolhedor, eficiente e atrativo para novos investimentos empresariais.
A participação da equipe no evento reforça o compromisso da Administração Municipal com a capacitação técnica e a atualização constante, garantindo que Dracena continue se destacando pela transparência, inovação e responsabilidade na gestão pública.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena